Igreja no Mundo › 06/11/2019

Província Eclesiástica de Belém do Pará

Reestruturação da Província Eclesiástica de Belém do Pará

Missa de conclusão do Sínodo dos Bispos (Vatican Media)

Após a restruturação da Província Eclesiástica do Belém do Pará, Santarem deixou de ser Prelazia e se tornou Arquidiocese, recebendo seu primeiro arcebispo. O Santo Padre nomeou o primeiro Arcebispo Metropolitano da nova Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu ROMAN, C.S.I., transferindo-o da sede titular de Sertei e do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará.

Cidade do Vaticano

O Santo Padre reestruturou a Província Eclesiástica de Belém do Pará (Brasil), suprimindo a prelazia territorial do Xingu e, do seu inteiro território ao qual foi inserido um município da diocese de Marabá, erigiu duas novas circunscrições eclesiásticas: a diocese de Xingu-Altamira e a prelazia territorial do Alto Xingu-Tucumã.

Ao mesmo tempo, o Papa criou a Província Eclesiástica de Santarém (Brasil), elevando a Igreja Metropolitana a sede episcopal de Santarém e atribuindo-lhe como sufragâneas: a diocese de Óbidos, a prelazia territorial de Itaituba e as novas circunscrições de Xingu-Altamira e Alto Xingu-Tucumã.

A Província Eclesiástica de Belém do Pará (Brasil) conserva como sufragâneas as dioceses de Macapá, Castanhal, Bragança do Pará, Ponta de Pedras, Marabá, Abaetetuba, Cametá e a prelazia territorial de Marajó.

Nomeação do novo Arcebispo de Santarém
Dom Irineu Roman, C.S.I., nasceu em 10 de agosto de 1958 em Vista Alegre do Prata, diocese de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Estudou filosofia na Faculdade “Imaculada Conceição” em Viamão-RS e na Universidade de Caxias do Sul-RS, e teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná em Londrina-PR e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre-RS.

Fez a profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988 na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e foi ordenado sacerdote em 1º de janeiro de 1990.

Durante o seu ministério sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: Professor, Ecônomo e Formador do Seminário Josefino da Fazenda Souza-RS; Professor e Formador do Colégio Murialdo da Ana Rech-RS; Vigário da Paróquia da Fazenda Souza-RS, da Ana Rech-RS e da Planaltina-DF; Pároco de Santa Edwiges em Belém-PA na Arquidiocese de Belém do Pará, onde também foi Membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal.

Em 8 de janeiro de 2014, foi nomeado Bispo titular de Sertei e Auxiliar de Belém do Pará, e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março seguinte.

Na Conferência Episcopal Brasileira é responsável pela Pastoral do Turismo Religioso e Secretário da Regional Norte 2, que inclui as circunscrições eclesiásticas do Estado do Pará.

Fonte: Vatican News

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.