“Quando falta a profecia, o povo se corrompe!”

Dom Biasin faz uma reflexão sobre a vida: “Quando falta a profecia, o povo se corrompe!”

 

“Quando falta a profecia, o povo se corrompe! (Pr 29,18). Esta afirmação do livro dos Provérbios impressiona pela sua lucidez e cria impacto na nossa consciência”, afirma o bispo da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Francesco Biasin.

E o bispo continua, quem está com os cabelos brancos e ainda com boa memória, lembra com saudade que em tempos recentes houve entre nós profetas cuja visão da vida, em suas mais variadas manifestações, iluminou a nossa caminhada eclesial, motivou o nosso compromisso com a transformação da sociedade à luz da Palavra de Deus e soube articular um discurso capaz de criar opinião pública na perspectiva de ser “fermento, sal e luz”!

No texto, dom Biasin ressalta que hoje em dia aproxima-se mais da nossa realidade a profecia de Jeremias: “Se saio para os campos, aí estão os atingidos pela espada; se entro na cidade, aí, os abatidos pela fome! Pois até o profeta e o sacerdote vagueiam pela terra sem saber o rumo!”(Jr 14,18). O sentimento é exatamente este: ter perdido o rumo! E trata-se de um sentimento bastante generalizado!

Detectar as causas do surgimento desse sentimento negativo ou apresentar receitas para a sua superação é tarefa árdua, quando não impossível! Mas é preciso reagir porque acreditamos que a profecia não acabou, nem acabará e todos queremos encontrar um caminho para sairmos da situação estagnante em que se encontra a sociedade, com reflexos pesados sobre a vivência eclesial, ressalta o bispo.

Permito-me citar o Papa Francisco: ele fala de “sociedade desenraizada” e afirma: “Penso que uma maneira forte de nos salvar seja o diálogo, o diálogo dos jovens com os idosos: uma interação entre velhos e jovens… Jovens e idosos devem conversar uns com os outros. É preciso fazer isso cada vez mais: isso é muito urgente! E tanto os velhos quanto os jovens devem tomar essa iniciativa. Existe uma passagem na Bíblia (Joel 3,1) que diz: ‘Vossos anciãos terão sonhos e vossos jovens terão visões’.

Dom Biasin, chama atenção para uma realidade: nossa sociedade descarta ambos, descarta os jovens do mesmo modo que descarta os velhos. No entanto, a salvação dos idosos é dar aos jovens a memória. Isso torna os velhos verdadeiros sonhadores de futuro, enquanto a salvação dos jovens é pegar essas lições, esses sonhos, e levá-los adiante com a profecia… Os velhos sonhadores e os jovens profetas são o caminho da salvação desta nossa sociedade desenraizada: duas gerações de descartados podem salvar a todos.

Segundo ele, tudo isso está ligado ao que chamo de revolução da ternura, porque é preciso ternura para um jovem se aproximar de um idoso e é preciso ternura se um idoso quiser aproximar-se de um jovem”. (Francisco: Deus é jovem. Editora Planeta, pag 40 e 41)

Dom Biasin finaliza o texto fazendo um apontamento: Trata-se de uma dica preciosa para manter viva a esperança, cultivar os nossos sonhos e despertar a nossa profecia! Porque “quando falta a profecia, o povo se corrompe!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3  +  7  =