O começo e as mudanças
O Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Paz tem sua história ligada ao extinto Seminário Nossa Senhora da Paz, que viria a se tornar o Seminário Menor e, em 1996, o Seminário Propedêutico Diocesano.
Tudo começou em 24 de abril de 1939, quando Dom Lafayette Libânio nomeou o Pe. Gregório Naffria como ecônomo e administrador dos bens e obras do futuro Seminário Menor Diocesano e diretor da Associação de São José em prol das vocações sacerdotais. Um mês depois, em 29 de maio, foi lavrada a escritura de uma área de mais de quatro alqueires para construir o seminário, na Boa Vista, e convocada a colaboração da Associação de São José para a construção.
No dia 1º de junho de 1940, por ocasião do I Congresso Eucarístico Diocesano, o arcebispo metropolitano Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, acompanhado pelos bispos de Jaboticabal, Sorocaba, Assis, São Carlos, Ribeirão Preto, Botucatu e Rio Preto, presidiu a bênção da pedra fundamental.
O Seminário Nossa Senhora da Paz é inaugurado em 19 de março de 1944 por Dom Lafayette e funcionou dessa forma até 17 de fevereiro de 1975, quando Dom José de Aquino Pereira instala no prédio o Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus, oferecendo cursos de Filosofia e Teologia.
A partir desse momento, o então Seminário Nossa Senhora da Paz passa a ser chamado de Seminário Menor, acolhendo jovens e adolescentes que ainda não tinham a idade para ingressar no ensino superior exigido pelo então Seminário Maior para a formação sacerdotal.
O Seminário Menor permaneceu no prédio da Boa Vista até meados de 1980, quando foi transferido para o prédio anexo à Paróquia Santa Terezinha em Rio Preto, onde ficou até 1982. Depois foi transferido para a cidade de Tanabi, onde permaneceu até 1990 aos cuidados do Pe. Oscar Donizete Clemente. Logo em seguida, voltou a funcionar no prédio da Santa Terezinha sob os cuidados do Pe. Leonildo Isauro Pierin, onde permaneceu até 1993, quando encerrou suas atividades. A partir daí, as atenções se voltam para as vocações jovens e adultas que já haviam concluído o Ensino Médio. Tem início, então, uma nova experiência já vivenciada em muitas dioceses no Brasil: o ano propedêutico como preparação para o ingresso no Seminário Maior.
Em 22 de fevereiro de 1996, no prédio do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, é inaugurado então o Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Paz, tendo como reitor o Pe. José Aparecido Gonzaga que permaneceu no cargo até 2004. O Seminário Propedêutico permaneceu no prédio do Maior até o ano de 1997, quando foi transferido para o prédio anexo à Paróquia Santa Terezinha, lá permanecendo até os dias de hoje.
Além dos presbíteros já citados, também foram reitores do Seminário Propedêutico: Pe. Gilmar Carvalho Santos, Pe. Anderson Alves Campos e Pe. Andrés Gonzáles Mejia. Atualmente, exerce a função o Pe. José Irineu Vendrami, conhecido simplesmente como Pe. Irineu. Auxilia-o, como vice-reitor, o Pe. Rafael Dalben Ferrarez.
O Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Paz situa-se na Praça Santa Terezinha, nº XX , na Vila Esplanada, em São José do Rio Preto.
Ex-Reitores do Seminário Menor ou Propedêutico
Ex-vice-reitor