Simpósio e Peregrinação Nacional da Pastoral Familiar

 

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida em Aparecida (SP), na terça-feira, dia 15, em preparação ao 9º Simpósio e 11ª Peregrinação Nacional da Pastoral Familiar que acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Além do assessor nacional da Comissão, padre Jorge Alves Filho participaram o reitor do Santuário, padre João Batista e funcionários que atuam em diversas áreas no Santuário.

O Simpósio é uma iniciativa da Comissão que já acontece a bastante tempo. Segundo o padre Jorge Alves Filho, a ideia é reunir os participantes para que possam peregrinar rumo ao Santuário de Aparecida, em defesa da vida e da família. Neste ano, o evento está em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 1994 cujo tema foi “A família como vai?”. A expectativa, de acordo com o padre Jorge, é a de reunir cerca de três mil pessoas vindas de todo o país.

Com o tema “Em família defendemos a vida”, o encontro terá dois dias de formação e devoção sob a proteção da Rainha e Padroeira do Brasil. Inicialmente, padre Jorge informou que acontecerá o Simpósio, no dia 25, às 7h30, com a presença já confirmada do bispo de Rio Grande, dom Ricardo Hoepers. A recepção dos peregrinos será realizada no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde serão debatidos diversos assuntos.

“Teremos o terço às 14h, na Basílica de Aparecida, depois a missa às 18h, e no domingo a peregrinação com a missa às 7h30 da manhã, depois às 10h. Ainda no sábado, 25, nós temos a ideia de fazermos um grande show com alguns cantores católicos que estamos convidando”, afirmou padre Jorge. Para ajudar nas reflexões do encontro, na reunião também estiveram presentes padres assessores, o casal nacional Luis e Kátia Stolf e outros casais representando os regionais da CNBB. “A ideia é nos ajudar,sobretudo, com a animação desse encontro que nós faremos”, finalizou o padre Jorge.

Outros Simpósios

Desde 2009, sempre no último final de semana do mês de maio a Peregrinação Nacional da Família é realizada. Já em 2011, o Simpósio foi iniciado com a missão de ser um espaço de formação para as famílias, sendo realizado paralelamente à Peregrinação.

Os temas dos simpósios buscam estar em sintonia com reflexões ligadas a Semana Nacional da Família, realizada no mês de agosto todos os anos. Confira os temas das edições anteriores:
– 2011: “Família, Pessoa e Sociedade”.
– 2012: “A Família: o trabalho e a festa”.
– 2013: “A transmissão da Fé Cristã na Família – tarefa dos pais”.
– 2014: “Família: caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho”.
– 2015: “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”.
– 2016: “Família e Misericórdia: se encontram no coração da Mãe”
– 2017: “Família, luz para a Vida em Sociedade”.
– 2018: “O Evangelho da família, alegria para o mundo!”

Fonte: CNBB

Deixe um comentário