Venezuela: novo mandato de Maduro

Eleições em 20 de maio de 2018 foram boicotadas pela oposição (AFP or licensors)

Bispos venezuelanos questionam legitimidade de novo mandato de Maduro

“Uma mudança integral na política e lideranças” através da “união dos venezuelanos dentro e fora do país” para reconstruir a Venezuela. Este é o apelo do presidente da Conferência Episcopal da Venezuela, Dom José Luis Azuaje Ayala, em seu longo pronunciamento na abertura da 61ª Assembleia Plenária do Episcopado, em andamento nestes dias em Caracas.
2019, observou Dom Azuaje, abre-se em um clima de “grande incerteza na vida pessoal, institucional e comunitária de um povo”. A referência – refere a Agência Sir – é aos últimos acontecimentos políticos no país: foi tirado da Assembleia Nacional legitimamente eleita (e contrária ao novo mandato de Nicolas Maduro) o poder legislativo, que foi entregue a uma Assembleia constituinte.

O governo de Maduro não trouxe mudança à economia

Em 10 de janeiro, Maduro fará o juramento para assumir seu segundo mandato como presidente, depois de vencer as eleições antecipadas de 20 de maio, boicotadas pela oposição.

“Tantas são as dúvidas sobre esse juramento, é legítimo, é ilegítimo?”, Perguntou Dom Azuaje: “A história, no momento apropriado”, dará “seu veredito”. O que é certo é que no país se está vivendo uma crise sem precedentes em todas as áreas, mas infelizmente aqueles que guiaram o governo nestes últimos anos, produzindo uma deterioração humana e social da população e da riqueza da nação, continuam no mesmo caminho, sem mudanças significativas na economia e para a melhoria das condições de vida dos venezuelanos”. “Prosseguir da mesma maneira – enfatizou – significa levar as pessoas à beira do precipício”.

 

Presidente do episcopado lista todos os grandes problemas da Venezuela

“A alta taxa de pobreza, o aumento de pessoas doentes que não podem ser curadas por instituições de saúde que entraram em colapso, maior ameaça e repressão, violência incontrolável com mais de 20.000 pessoas assassinadas em 2018, hiperinflação e a destruição do setor produtivo, corrupção aberta e brutal, a maior emigração na história venezuelana, centenas de prisioneiros políticos, civis e militares que clamam por justiça, violações dos direitos humanos que tiveram seu ápice com o assassinato do jovem índio Pemon Charly Peñaloza, de 21 anos, e a repressão das comunidades indígenas e líderes comunitários”.

“Mudar completamente essas políticas – reiterou ele o prelado – é um objetivo do qual não se pode fugir e é urgente. É o desafio para o ano que começa”.

(Com Ag. Sir)

________________

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário