Igreja no Mundo › 08/03/2019

Viagem do Papa: Bulgária e Macedônia

A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou na quinta-feira, 7 de março, o programa oficial da viagem do Papa Francisco à Bulgária e à Macedônia, que acontecerá de 5 a 7 de maio.

Reprodução | Vatican Midia 

O avião que levará o Papa Francisco partirá do Aeroporto de Roma-Fiumicino às 7h (hora de Roma) e pousará às 10h (hora da Bulgária) no aeroporto internacional de Sófia, onde ocorrerá a recepção oficial e depois se encontrará com o primeiro ministro da Bulgária na sala do governo do aeroporto.

Depois, o Santo Padre irá para o Palácio Presidencial para a cerimônia de boas-vindas que ocorrerá em uma praça adjacente, em seguida, fará uma visita de cortesia ao presidente da Bulgária, Rumen Radev.

Após a visita, o Papa terá um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na Praça Atanas Buroy e depois visitará o Patriarca e o Santo Sínodo no Palácio do Santo Sínodo.

Então, o Pontífice irá para a Catedral Patriarcal de Santo Alexandre Nevsky, para uma oração privada diante do trono dos Santos Cirilo e Metódio. Ao meio-dia, o Papa fará a oração do Regina Coeli na Praça Santo Alexandre Nevsky.

A última atividade do dia será a Missa às 16h45, que será presidida pelo Santo Padre na Praça Príncipe Alexandre I

No dia seguinte, Francisco viajará de avião para Ravosky, às 9h30, para visitar um campo de refugiados e depois celebrar a Missa com primeiras comunhões na Igreja do Sagrado Coração de Rakovsky.

Posteriormente, almoçará com bispos da Bulgária no convento das Irmãs Franciscanas e, ao finalizar, terá um encontro com a comunidade católica na igreja de São Miguel Arcanjo de Rakovski.

Às 17h15, o Pontífice retornará de avião para Sófia para presidir uma oração pela paz com representantes de diferentes religiões na Praça Nezavisimost de Sófia.

No dia 7 de maio, pela manhã, será a cerimônia de despedida da Bulgária e, às 20h20 (hora local), partirá o avião que levará o Papa a Skopje, capital da Macedônia.

A chegada ao Aeroporto Internacional de Skopje está marcada para 8h15 (horário da Macedônia), onde a recepção oficial será realizada.

Depois, o Papa irá para o Palácio Presidencial para a cerimônia de boas-vindas, a visita de cortesia ao presidente Gjorge Ivanov e o encontro com o primeiro-ministro Zoran Zaev. Ao final, vai se encontrar com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na Sala Mosaica do Palácio Presidencial.

Em seguida, o Pontífice visitará o memorial de Madre Teresa de Calcutá, onde haverá um encontro com os pobres e estarão presentes os líderes religiosos. Mais tarde, Francisco celebrará a Missa na Praça da Macedônia.

Depois do almoço, o Santo Padre participará de um encontro ecumênico e inter-religioso com os jovens no centro pastoral e depois irá à catedral para o encontro com os sacerdotes, os religiosos e suas famílias.

Por último, acontecerá a cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Skopje, de onde o Papa partirá às 18h30 e chegará ao Aeroporto Internacional Roma-Ciampino às 20h30.

Logos da viagem à Bulgária (esquerda) e à Macedônia | Reprodução | Vatican Media

Fonte: ACI Digital

 

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online

Deixe o seu comentário

Você deverá estar conectado para publicar um comentário.