Encontros de Casais com Cristo – ECC

Coordenadores: Sergio e Silvana Carvalho
E-mail: sergiorcjr62@gmail.com
Assessor: Pe. Sander Marcos de Freitas Vieira
E-mail: sandermarcos-@hotmail.com

O ECC (Encontro de Casais com Cristo) é um serviço da Igreja Católica, para evangelizar as famílias, primeiro núcleo da enculturação e da evangelização. “Igreja Doméstica” e “santuário da vida”, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da Diocese. Teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São PAULO_SP, por iniciativa do Pe. Alfonso Pastore, “Começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade” (Pe. Alfonso Pastore).

O ECC é dividido em três etapas: 1ª Etapa: o “Encontro”, evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja. 2ª Etapa: o “Reencontro”, catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, usa a reflexão e é para os casais engajados ou que desejam se engajar. 3ª Etapa: o “Compromisso”, transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.

Atualmente o ECC, Serviço-Escola, está presente em 250 (Arqui) Dioceses no Brasil, para continuar fiel a sua missão, necessita do apoio, do entusiasmo, do acompanhamento e orientações dos senhores Bispos, Diretores Espirituais e de todos os casais que vivenciaram o ECC e se dedicam a esse serviço.

Dessa forma, o Encontro de Casais com Cristo estará contribuindo para que as famílias se constituam em “Igrejas Domésticas”, em “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na Fé” e “Promotoras do Desenvolvimento”, tendo seu lugar insubstituível no anuncio e vivência do Evangelho, pois o “Futuro da Humanidade passa pela Família”.

“Cremos na Vida, Cremos na Família”.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online