Pastoral dos Surdos

Coordenadora: Sra. Glaucia dos Reis Vieira Quirino (surda)
Coordenadora: Profª Leonor Maria Bernardes Neves (ouvinte)
E-mail: leonormbn@bol.com.br –  leonormbn@hotmail.com
Assessor: Pe. José Luis Garcia Albuquerque

MISSAS COM INTERPRETES

Paróquia Santuário das Almas – Sábados às 19h30
Rede Vida – Diariamente às 19h
Terço em libras na Rede Vida – Diariamente às 18h

Pastoral dos Surdos da Diocese de São José do Rio Preto (SP)

* O Trabalho com a Pastoral dos Surdos como qualquer outra pastoral é voluntário isto é a pessoa oferece o tempo que a ela é possível estar à disposição. Por esse motivo sempre temos que combinar e observar o que se pode realizar.

* Todo trabalho em prol a Pastoral dos Surdos, terá que comunicar o padre coordenador de pastoral da diocese, assessor, coordenação da Pastoral dos Surdos.

CENTRO DE ESTUDO PARA SURDOS – Junto a Paróquia SANTUÁRIO DAS ALMAS
Localizado: a Rua Catanduva 704 (fundos), entrada pela Avenida Cenobelino.– Bairro Jardim Canaã – fone: 32321433 (horário comercial- Paróquia Santuário das Almas). Onde desenvolvem trabalhos sociais (à todos os surdos independente de religião). Aos católicos: cursos de catequese para primeira eucaristia, crisma, batismo, casamento e o que for necessário.

DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS DOS INTERPRETES.

a) FAZER ACONTECER A INCLUSÃO DOS SURDOS NOS MOVIMENTOS MISSIONÁRIOS DA IGREJA CATÓLICA.

b) ENSINAR A DOUTRINA DA IGREJA CATÓLICA AOS SURDOS (catequese, textos bíblicos e sagrados, sacramentos, evangelhos, missas, reza do terço…).

c) QUANDO OS SURDOS PRECISAREM DE INTERPRETES PARA ACOMPALHÁ-LOS EM SITUAÇÕES NECESSÁRIAS, FAZER O POSSÍVEL PARA ATENDÊ-LOS (trabalhos, médicos, etc).

NOTA – 1: Quem deseja fazer parte da Pastoral dos Surdos, precisa compreender que, toda e decisão seja partilhada em comum acordo com a Coordenação e Assessoria da Pastoral e com os demais surdos que caminham com essa pastoral e sentem responsável por ela. DEVEM SEMPRE LEMBRAR QUE A PASTORAL É DOS SURDOS e são eles que sabem o que é melhor para que a pastoral tenha bom desempenho.

A Pastoral dos Surdos precisa atingir seu objetivo que é evangelizar.
E para que isso aconteça, chegamos à conclusão que eles não podem receber informações isoladas, um precisa do outro. Mas, para isso, precisam estar sempre juntos, nas missas e estudos, para seu melhor aprendizado e convívio social. Assim poderá acontecer a ajuda e a troca de experiência entre os surdos que são alfabetizados ou que tem compreensão da Palavra de Deus, ajudar os outros que não tem esse conhecimento.
As Paróquias que desejam fazer parte da Pastoral dos Surdos prestarão, uma grande e valiosa ajuda encaminhando os seus surdos para as missas e Centro de Estudos, onde está acontecendo o trabalho direcionado aos surdos de nossa diocese. Não podemos disponibilizar interpretes para as paróquias porque nos dificulta o acompanhamento do trabalho destes que estão desenvolvendo um aprendizado junto aos surdos. Como também dispersará o nosso trabalho de evangelização da pessoa surda que já vem sendo desenvolvido e aprofundado por pessoas da equipe diocesana.
NOTA – 2: Antes de encaminhar qualquer pessoa surda a Pastoral dos Surdos, favor entrar em contato, para ser informado se houve qualquer alteração no calendário das atividades.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online