Comunidade Católica União Fraterna

Responsável: Rodrigo Vieira
Rua Campos Sales, 1880 – Boa Vista
15025 600 – São José do Rio Preto – SP
E-mail: gouf@bol.com.br
Assessor: Pe. Anderson Alves Campos

Logo Final comunidade

COMUNIDADE CATÓLICA UNIÃO FRATERNA – QUEM SOMOS!

 No ano de 1997, um grupo de amigos percebeu que a unidade entre eles não era somente por meio de trabalhos sociais, mas que haviam muitos outros elementos que os faziam irmãos.

Era preciso assumir um compromisso ainda maior entre si, com Deus, com a Igreja e com a sociedade; um compromisso que proporcionasse a continuação da obra e que, acima de tudo, preservasse o seu sentido essencial: “Como é bom vivermos unidos como irmãos” (Salmo 132), assim nasceu o Grupo de Oração União Fraterna.

 Carisma

Nosso principal carisma é: “Cura e Libertação em Cristo Jesus”.

A maior inquietação de nosso carisma e chamado é uma incessante busca, motivada por uma profunda vontade de corresponder com o querer absoluto de Deus através de seu Filho, Jesus Cristo.

Somos impulsionados, pela força do Espírito Santo, a nos tornar canal de Cura e Libertação para nossos irmãos e comunidade, não apenas através do anúncio da Palavra de Deus e de orações, como também pela realização de trabalhos sociais que proporcionam a Cura e Libertação dos cativos, pois cremos que “a fé sem obras é morta” (Tg 2,17).

Nossa missão

Somos uma família! Celibatários, casais, homens, mulheres, jovens e crianças. Todos unidos por um ideal: evangelizar. O que nos mantém unidos é o chamado que o Senhor nos fez para entregarmos nossas vidas a Ele, vivendo, na contemplação e na unidade, do anúncio explícito de que Jesus cura e liberta, a consumirmos nossas vidas na Igreja e para a Igreja. Somos um só povo a caminho da santidade, não por presunção, mas por vocação. Nos deixamos ser instrumentos de reconciliação do mundo com Deus, e buscamos anunciar, com toda a nossa vida e forças, a salvação em Jesus Cristo.

 O que fazemos

Apresentamos aqui, de maneira resumida, uma visão geral de nossas atividades:

Estamos presentes em realidades eclesiais diversas. Procuramos, a partir de nosso carisma, corresponder às necessidades Diocesanas, Paroquiais e cumprir nossa missão de evangelizar.

Promovemos e realizamos 3 grupos de orações, com encontro semanal de oração, louvor e adoração: GOUF (Grupo de Oração União Fraterna), GOUF TEEN (Grupo de Oração União Fraterna Teen) e o Grupo de Oração Geração Escolhida.

Realizamos grandes encontros de evangelização, como o Mergulho, encontros de Cura e Libertação, dia de Louvor, Chá com Deus (evangelização para mulheres), Café com Deus (evangelização para homens), seminários, campanhas de oração, evangelização para crianças, pré-adolescentes, encontro para juventude, etc.

Atendemos a diversos pedidos de pregações, ministrações e formações, enviando missionários a várias cidades.

Damos todo apoio necessário para a Paróquia Santa Terezinha, nossa paróquia mãe, atendendo as necessidades segundo orientação sacerdotal.

Possuímos vários projetos sociais, como: Filhos do Céu, Lanche de Rua, assistência familiar e asilo.

Temos parceria e apoiamos várias pastorais como: Sobriedade, Social, Familiar, Criança e Plano Diocesano de Pastoral.

Cursos de orientações: doutrinais e humanas.

Reconhecimento diocesano

Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo Diocesano de São José do Rio Preto, no exercício de suas funções Pastorais, tendo recebido o fundador da Comunidade União Fraterna, Rodrigo Vieira Gonçalves, aprova, no dia 10 de junho de 2011, o estatuto social da Comunidade Católica União Fraterna e o Reverendo Padre Anderson Alves como Assessor Espiritual da Comunidade.

“Considerado que o Estatuto foi elaborado em espírito de fé, maturidade e orientado pelo Sr. Aparecido Santana, juiz do Tribunal Eclesial Diocesano, estando em sintonia com a Santa Igreja, considerado apropriado e conveniente aos propósitos de evangelização, tendo uma cópia arquivada na Chancelaria da Cúria Diocesana.”

COMUNIDADE CATÓLICA UNIÃO FRATERNA – EVANGELIZAÇÃO

 O que é evangelizar?

Um dos últimos pedidos de Jesus aos seus discípulos antes de partir foi: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura…” (Mc 16,15).

Evangelizar é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e vencendo a morte ressuscitou como Senhor e Rei. Mas a evangelização propriamente dita é a proclamação do Cristo bíblico e histórico como Salvador e Senhor, com o intuito de levar as pessoas a vir a Ele pessoalmente e, assim, um encontro capaz de transformar e mudar a vida para sempre.

Formas de evangelização

A Comunidade Católica União Fraterna empenha-se no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, conforme é proporcionado pelo Espírito Santo. Formas e oportunidades criativas e eficazes de atingir o coração humano, afinal, o que importa é a docilidade ao chamado e o impulso do Espírito Santo, o Mesmo que capacita e fornece as armas e os meios para a evangelização.

Como evangelizamos?

Evangelizamos de forma organizada e centrada nos ensinamentos de Cristo através da Santa Igreja. Elaboramos, oramos, nos organizamos e pedimos autorização e orientação às autoridades eclesiais.

Conheça alguns de nossos projetos:

Projetos: O Mergulho, Chá com Deus, Café com Deus, Evangelização de Crianças, Encontros Familiares, Dia de Louvor, Filhos do Céu, Asilo, Irmãos de Rua, Juventude, GOUF, GOUF Teen, Paróquias Irmãs, Campanhas de Oração, Seminários, Formações, Retiros, Plantão de Oração, Internet, Redes Sociais, etc.

Organização

Para manter tudo organizado, na unidade do Espírito Santo, e não desviarmos de nosso carisma, é necessário uma organização ministerial. Sendo assim, nos dividimos em vários grupos associativos, cada um com funções específicas, aos quais chamamos de Ministérios. São eles:

Ministérios: Música, Intercessão, Obras, Carência, Infantil, Núcleo, Formação, Pregação, Atendimentos, Familiar, Geração Escolhida, GOUF, GOUF Teen, Oficina, Gabriel, Imprensa, Tecnologia, Eventos, Plantão, Louvor, Cura, Libertação e Acolhimento.

Quero fazer parte dessa obra

Para fazer parte da Comunidade União Fraterna basta ter a adesão ao serviço e ao carisma, com perseverança, dedicação, transparência e seriedade, buscando em tudo a unidade no amor fraternal, pela qual Jesus identifica Seus seguidores.

Procuramos cumprir a palavra de João 2,17: “o zelo por Tua casa me há de devorar”. Dedicação zelosa no planejamento e execução das atividades, visando o cumprimento da preciosa missão que nos é confiada.

Como ser sócio?  

Será um prazer tê-lo como Sócio Evangelizador contribuinte da Comunidade Católica União Fraterna. Preencha uma solicitação de sócio e contribua mensalmente com o valor que desejar.

Toda e qualquer doação será de grande valia; são de corações doadores e generosos que conseguimos manter todos os projetos e ações da Comunidade Católica União Fraterna.

Doações também poderão ser feitas através de depósito bancário: Banco Itaú Agência: 8299 C/C: 01497-0 ou boleto.

Fale conosco

Fundador | responsável: rodrigovieira@comunidadeuniaofraterna.com.br

Críticas | sugestões | diversos: contato@comunidadeuniaofraterna.com.br

Missões | agenda | formações: agenda@comunidadeuniaofraterna.com.br

COMUNIDADE CATÓLICA UNIÃO FRATERNA  –  GRUPOS DE ORAÇÃO

 O que é Grupo de Oração?

Podemos definir Grupo de Oração como uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência da Efusão do Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar e experimentar dos Dons Divinos e edificar-se mutuamente.

A oração é o principal carisma nessas reuniões e acontece de diferentes formas, tais como: louvor, reconhecimento das graças recebidas de Deus, oração contemplativa, oração em línguas, petição de graças e curas.

 Grupos de oração da Comunidade Católica União Fraterna

GOUF (Grupo de Oração União Fraterna) para público em geral, todo domingo às 17h na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, na rua Osvaldo Aranha 566 – Pq Industrial – São Jose do Rio Preto – SP.

GOUF Teen (Grupo de Oração União Fraterna Teen) para adolescentes (10 à 15 anos), aos sábados às 17h na sede da Comunidade Católica União Fraterna, rua Campos Sales, 1880 – Boa Vista – São José do Rio Preto – SP.

Geração Escolhida (Grupo de Oração Geração Escolhida) para juventude (acima de 16 anos), aos sábados na sede da Comunidade Católica União Fraterna, rua Campos Sales, 1880 – Boa Vista – São José do Rio Preto – SP.

 Quais objetivos dos grupos de oração?

O objetivo é levar cada participante a experimentar o Pentecoste pessoal; crescer e chegar à maturidade da vida cristã, plena no Espírito Santo, segundo os desejos de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,10).

Tem também como objetivo alimentar-nos com a Palavra de Deus, onde é proclamada para reflexão, exortação e instrução segundo Sua Verdade.

No Grupo de Oração, a música tem uma importante função: animar e levar os participantes a louvarem a Deus, por meio de gestos, e também conduzi-los a momentos de profundo relacionamento com Deus.

 Quem pode participar?

Não existe restrição para participar do GOUF, todos são bem-vindos: jovens, adultos, anciãos e famílias inteiras. As crianças recebem uma atenção especial: ficam aos cuidados do Ministério Infantil, que evangeliza através de brincadeiras e de uma linguagem toda especial.

GOUF (Grupo de Oração União Fraterna) para público em geral.

GOUF Teen (Grupo de Oração União Fraterna Teen) para adolescentes (10 à 15 anos).

Geração Escolhida (Grupo de Oração Geração Escolhida) para juventude (acima de 16 anos).

 Onde acontece?

O Grupo de Oração União Fraterna (GOUF) acontece na Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus (R. Osvaldo Aranha s/n, Boa Vista, São José do Rio Preto), todos os domingos às 17h.

 Como faço para ter um atendimento pessoal?

Após o Grupo de Oração, você pode ser atendido por um dos Plantonistas de Oração, pessoas devidamente preparadas para orientá-lo espiritualmente, tirar suas dúvidas pessoais e orar com você. Em casos especiais, basta procurar um dos servos e agendar seu atendimento. No plantão de oração, não atendemos pessoas que, não foram a santa missa, pois a mesma é prioridade.

O que tenho que levar?

Pedimos que nas reuniões do Grupo de Oração,  você leve uma Bíblia, bloco de anotações e principalmente o Coração aberto para todas as graças e presentes que Deus tem a lhe oferecer.

Não se esqueça dos braços abertos, pois os nossos estarão prontos para lhe dar um abraço e lhe acolher com todo carinho!

COMUNIDADE CATÓLICA UNIÃO FRATERNA  – SOCIAL

 O chamado social

Desde o início das atividades da Comunidade Católica União Fraterna, fomos impelidos pela concepção cristã de caridade, procuramos praticar uma assistência baseada na idéia do Amor Fraterno às famílias carentes, moradores de rua, doentes, dependentes químicos, crianças carentes, deficientes físicos e mentais, assistência essa que não visa a interesses pessoais ou recompensas materiais.

Desta forma, surgiu o Ministério da Carência, órgão de nossa Comunidade que exerce, assim, segundo essa concepção, o critério do próprio Jesus: “amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 19,19).

 Reuniões

Os membros do Ministério da Carência se reúnem semanalmente para manterem a unidade, por meio da oração, e também para organizarem as ações, metas e objetivos traçados para um melhor desempenho na execução dos projetos e necessidades da Comunidade, Paróquia e Diocese.

 Temos como ações:

Asilo – ação mensal e assistência ao asilo de Engenheiro Schmidt.

Lanche de Rua – consiste na visita aos irmãos de rua, fornecendo-lhes refeições, roupas e cobertores.

Filhos do Céu – a maior das nossas ações sociais acontece anualmente e consiste na realização de uma grande festa de evangelização no dia da Padroeira do Brasil, para 1.500 crianças carentes, sendo oferecidas diversas brincadeiras, dinâmicas, brinquedos e uma vasta opção de doces, salgados e refrigerantes.

Assistência Familiar – auxílio material e espiritual para famílias com necessidades, membros desempregados, alto número de filhos. Cada família é assistida e encaminhada para Pastoral Paroquial responsável.

 Parcerias

A Comunidade Católica União Fraterna mantém parceria com diversas Pastorais e Projetos Diocesanos, como: Pastoral Familiar, Social, Sobriedade, Criança, Juventude e o grande Plano Diocesano de Pastoral.

 Campanhas

Para a realização e execução das Ações do Ministério da Carência, fazemos campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. Para realizá-las, nos utilizamos do GOUF (Grupo de Oração União Fraterna) para divulgação e ponto de recolhimento das doações.

 Partilhando da graça de Deus

Contribuindo com a Comunidade Católica União Fraterna ou sendo um Sócio dessa obra, você fornece condições para o Ministério da Carência ajudar diversas pessoas, independente da raça, cor ou religião. Você estará contribuindo diretamente em levar o amor de Deus, através do dom da partilha, a diversas vidas.

Ajude-nos a continuar a resgatar os que são excluídos e esquecidos.

Addthis Facebook Twitter Google+ PDF Online