2 de fevereiro: a Vida Consagrada em destaque

O segundo mês do ano só está começando e já apresenta uma oportunidade especial para rendermos graças a Deus pelo testemunho vocacional de homens e mulheres que colocam a própria existência à serviço da construção do Reino de Deus. Em 2 de fevereiro a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada. Em sua 26º edição, a iniciativa foi instituída pelo papa, hoje São João Paulo II. O pontífice à época, escreveu: “a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1).

Na Diocese de São José do Rio Preto, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Luiz Caputo, dirigiu uma mensagem a todos os consagrados e consagradas. “Considerando a caminhada sinodal que estamos vivendo em todo o mundo, os senhores e senhoras são modelos de “escuta”: seguem próximos dos empobrecidos, ouvem os marginalizados, acolhem os enfraquecidos e devolvem, cada um deles, restaurados em Cristo; homens e mulheres renovados no Espírito Santo pela misericórdia de Deus. A beleza de tudo isso se confirma em pensamento do Santo Padre, o Papa Francisco: “a vida consagrada nasce na Igreja, cresce e só pode dar frutos evangélicos na Igreja, na comunhão viva do Povo fiel de Deus” (11 de dezembro de 2021)”, escreveu o presbítero.

Oração                                                                  
Ainda nesse mês de fevereiro, a partir da intenção de oração indicada para o período, o Santo Padre destaca de maneira especial as religiosas. “Encorajo todas as consagradas a discernir e a escolher o que convém para a sua missão diante dos desafios do mundo em que vivemos. Exorto-as a continuar trabalhando especialmente junto dos pobres, dos marginalizados, de todos os que estão escravizados pelos traficantes; peço-vos especificamente que atuem sobre estes problemas”, disse o Santo Padre.

A partir da mensagem encaminhada pela Diocese de São José do Rio Preto, nos valemos de outra certeza ali exposta: “entendemos essa data como ocasião ainda mais especial para agradecer pela disponibilidade, trabalho e testemunho oferecidos ao longo de todo o ano. Não queremos, porém, nos restringir a um único momento: assim sendo, contem, a qualquer tempo e hora, com nossas orações e apoio”, concluiu o coordenador diocesano de pastoral. Parabéns a todos os Consagrados!

MENSAGEM DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO POR OCASIÃO DO 26º DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO | FOTOS (arquivo)
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral