Dois novos Diáconos para “servir ao Senhor com alegria”

Servi ao Senhor com alegria”. A inspiração que alcançou a Comunidade Diocesana, reunida na Catedral de São José, na noite de 27 de janeiro, tocou por primeiro os corações dos, agora, diáconos Paulo Henrique de Castro e Fernando Renato Salzillo Pereira. É do Salmo 100 que nos chega o importante indicativo para o trabalho dos jovens que alcançaram o primeiro grau do Sacramento da Ordem pela imposição das mãos do arcebispo de Ribeirão Preto e administrador apostólico local, dom Moacir Silva. “Cada pessoa chamada ao ministério ordenado é levada a tomar consciência de que não se pode considerar a vida sacerdotal e diaconal como uma promoção humana”, disse o epíscopo.

Incentivo 
Recordando que “Aquele que chama é fiel”, dom Moacir disse que amparados por Deus os diáconos deverão agir de tal forma que em seus ministérios eles sejam reconhecidos como discípulos missionários. “Vós sois a luz do mundo. Como diáconos vocês são chamados a iluminar a vida do povo de Deus especialmente pela palavra”, completou o arcebispo.

Colocadas no Presbitério, as imagens de Santa Isabel de Portugal e de Santa Rita de Cássia ajudaram a recordar a origem dos diáconos. Também os familiares, amigos e Comunidades foram fortes sinais da preparação nesses anos de caminhada até a presente Ordenação. “É a mão de Deus que chama e a liberdade do homem, que no amor, responde”, disse dom Moacir. “Que Maria, a humilde serva do Senhor, acompanhe todos os passos do Ministério diaconal de vocês”, concluiu o administrador apostólico de São José do Rio Preto.

Missão
O diácono Paulo Henrique de Castro atuará na cidade de Altair. Já o diácono Fernando Renato Salzillo Pereira seguirá em Talhados. Os trabalhos de ambos foram consagrados, no final da Celebração, a Nossa Senhora.

Muitas foram as palavras de gratidão por todos aqueles que colaboraram no florescer da divina inspiração dos diáconos, mas – em especial – as famílias receberam o afeto de Paulo e Fernando. “Todas as vocações nascem no interior da família, são geradas nelas e depois enviadas ao mundo (…). Que Deus abençoe a todos”, concluíram os recém-ordenados antes de receber a saudação dos padres e demais diocesanos.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral