13/09/2016 0 Por Diocese de São José do Rio Preto

Qual a importância do domingo na vida cristã?

O domingo, “o primeiro dia da semana”, é o centro do tempo cristão, dia em que celebramos o ressuscitado e a ressurreição: “este é o dia do Senhor, dia de festa e de alegria”. No domingo, celebramos o reconhecimento da obra divina de acordo com as aparições do ressuscitado. É dia festivo de celebração da graça batismal e cultivo do otimismo, da alegria e da confiança em Deus.

Conforme o Concílio Vaticano II (SC 106) é o dia primordial em que as comunidades fazem experiência com o Cristo vivo, vitorioso sobre a morte, doador de vida a todos nós. Este é o dia semanal da Pascoa, dia em que a páscoa do Senhor e nossa é experimentada aqui e agora.

Frei José Ariovaldo nos exorta dizendo é dia de reviver a mesma experiência dos primeiros discípulos, dia de acolhermos em assembleia a saudação da “paz que esteja convosco”, dia de anunciarmos a morte do Senhor, proclamarmos a sua ressureição.  É dia de celebração e de repouso: repouso dominical que renova nossas energias também de maneira gestual, ritual e celebrativa.

 Cada domingo é dia de celebrarmos o mistério pascal em nossas vidas, alimentarmo-nos da Palavra e da Eucaristia, rezarmos, entrando em profunda comunhão com Deus. Aproveitemos esse dia, que é do Senhor, para contemplarmos a criação, recordarmos a bondade de Deus em nossas vidas, reunirmos a família, sem nos esquecermos jamais da importância da comunidade, de celebrarmos com consciência, participação e concentração a Santa Missa.

Envie também sua dúvida que poderá ser respondida na próxima edição do jornal, escreva e-mail para robertobocalete@hotmail.com. Obrigado e até o próximo mês com nova pergunta.

Compartilhe: