04/11/2016 0 Por Diocese de São José do Rio Preto

Qual a relação de Jesus Cristo com a Igreja?

A relação entre Jesus, Sacramento Primordial, e a Igreja, seu Corpo, é de profunda intimidade, realizada pela ação do Espírito Santo. Toda a sacramentalidade da Igreja brota do Sacramento Primordial. Jesus Cristo é o autor da salvação e a origem da unidade e da paz; a Igreja, por sua vez, é sacramento visível da salvação de Cristo, participa do sentido mais profundo desse termo traduzido do grego mysterium, que não significa algo incognoscível, mas aponta para uma realidade divina, transcendente e salvífica, que se revela de modo visível. Comunidade humana de liberdade e de amor, congregada pela ação salvífica de Cristo, unida pelo Espírito Santo, abrigada pelo amor sempre salvador do Pai, a Igreja é sobre a terra o potente sinal do desígnio de Jesus nosso Salvador.

O Senhor Jesus não formou uma simples comunidade de discípulos, mas constituiu a Igreja como mistério salvífico: Ele mesmo está na Igreja e a Igreja nele; por isso, a plenitude do mistério salvífico de Cristo pertence também à Igreja, unida de modo inseparável a seu Senhor. Jesus Cristo, com efeito, continua a estar presente e a operar a salvação na Igreja e mediante a Igreja, que é seu Corpo. A Igreja, sendo assim, é instrumento da salvação e a sua realização na terra é o germe do Reino definitivo de Deus.

Envie também sua dúvida que poderá ser respondida na próxima edição do jornal, escreva e-mail para robertobocalete@hotmail.com. Obrigado e até o próximo mês com nova pergunta.

Compartilhe: