5º DOMINGO DA QUARESMA: A PRIMEIRA PEDRA

Na Palavra de Deus de hoje, Jesus nos chama ao perdão. Só o Amor constrói e dá a Paz. Cristão não atira pedras. Não é o castigo que vence o pecado. É o perdão!

Is 43,16-21 fala da libertação do exílio, o retorno a Israel, e o novo Êxodo para a Terra Prometida. Na Quaresma, Deus nos chama a seguir este caminho de vida nova, longe da escravidão e prisão do pecado, rumo à liberdade, à vida e à paz.

Fl 3,8-14 afirma que a única coisa que lhe interessa é conhecer Jesus Cristo. O resto é Lixo! O resto impede viver a vida nova em Cristo.

Em Jo 8,1-11 vemos Jesus e a mulher pecadora. Na parábola do Filho Pródigo Jesus mostra o amor misericordioso do Pai. Aqui, Jesus mesmo age, dá exemplo desse amor e ensina no templo! Os escribas O fiscalizam e buscam motivos para acusá-lo. Para eles, a lei de Moisés diz que a mulher adúltera deve ser apedrejada. Assim, eles põem Jesus em situação difícil: Mestre, esta mulher foi pega em adultério. A Lei manda apedrejá-la. Que dizes tu? Os escribas e fariseus testam Jesus, mas Ele mostra como Deus age diante do pecado e do pecador. Não aceita uma lei que gera morte em nome de Deus. Jesus não responde e rabisca no chão. Eles insistem! Jesus se levanta e diz: Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra! Ao se inclinar de novo e continuar a escrever no chão, o que Ele escreve? Fato é que todos saem envergonhados, um a um, a começar dos mais velhos. No pátio do templo só ficam os discípulos, a mulher e Jesus. Então, Jesus pergunta: Mulher, ninguém te condenou? Nem eu te condeno! Vai e não peques mais! Jesus dá um caminho novo de paz para ela. Jesus não aprova o pecado, mas não condena a pecadora. O mais importante é a conversão, não a condenação.

Hoje temos o Sacramento da Confissão que nos dá o Perdão e a Paz: Teus pecados estão perdoados! Vai em paz e não peques mais!

Jesus nos mostra a imagem de um Deus misericordioso mais do um Deus justiceiro. Não quer a morte do pecador, mas a sua vida. A força de Deus não está no castigo, mas no Amor. São Francisco de Assis testemunhou esse amor em sua oração: Senhor, fazei de mim um instrumento de sua Paz! Onde houver ódio, que eu leve o Amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união.

O Amor transforma o mal em bem. Também o doutor da bondade, São Francisco de Sales dizia assim: Uma gota de mel atrai mais abelhas do que um barril de vinagre.

Sem amor, mata-se em nome de Deus. Mas, como somos todos pecadores, não temos o direito de condenar ninguém, mas acolher a todos como irmãos.

Quando os acusadores ouvem as palavras de Jesus, largam as pedras e vão embora.

Ao ouvir a Palavra, é preciso soltar as pedras, segurar nossa língua, não condenar, nem discriminar quem está caído à beira do caminho, não ser juízes, mas salvadores.

 

Dom Antonio Emidio Vilar, SDB
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto