Origem e características do Encontro Mundial das Famílias
Padre Douglas de Freitas – Cidade do Vaticano
Amigos e amigas ouvintes do vatican News em todos os países de língua portuguesa, é uma grande alegria estar com vocês nessa nova série que nos ajudará preparar para o Encontro Mundial das Famílias. O evento, que acontecerá em Dublin, dos dias 21 ao 26 do próximo mês de agosto, refletirá sobre tema: O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo. Nesse programa inaugural falaremos um pouco da origem desse encontro e, ao final, rezaremos a oração oficial do que nos coloca como íntimos participantes desse grande acontecimento, em comunhão com toda Igreja, ainda se não poderemos estar presentes na Irlanda.
O Início
Tudo começou no ano de 1994, quando o então Papa, São João Paulo II, sabiamente, tomou parte da iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), que havia convocado um ano internacional sobre a família, e inseriu a Igreja dentro da temática, sublinhando a louvável iniciativa do organismo, esclarecendo, contudo, que Cristo é quem enviou a Igreja a todas as nações para proclamar o Evangelho.
Na Igreja, o ano dedicado às famílias iniciou-se no dia da festa da Sagrada Família de Nazaré do ano de 1993, como parte caminho da preparação para o Jubileu de 2000. Naquele tempo, João Paulo II também pediu ao Pontificio Conselho para as Famílias preparar um Encontro Internacional que houvesse três características: a oração, a catequese e a festa.
O Encontro ocorreu nos dias 08 e 09 de outubro de 1994; na homilia – que também encerrava o ano das famílias – o Papa ressaltou a necessidade de reconhecer a grandeza da vocação familiar na Igreja e no mundo, evidenciando que Cristo foi quem primeiro doou aos esposos tal chamado. Ao final da pregação o Papa estimulou as famílias irem por todo o mundo anunciar o Evangelho das Famílias que, na realização do amor conjugal, revela Cristo entre nós.
Encontro a cada três anos
O encontro mundial das famílias acontece a cada três anos e mantêm as características pedidas pelo Papa das Famílias. O encontro está na nona edição e percorre o caminho inaugurado pelo Papa João Paulo II que, continuado pelo Papa Bento, e agora com o Papa Francisco, demonstra a importância privilegiada da família para a Igreja e para a sociedade. Para entrarmos em profunda comunhão com o encontro, convido você ouvinte a rezar a oração oficial:
ORAÇÃO DO ENCONTRO
Deus, nosso Pai,
Somos irmãos e irmãs em Jesus, teu Filho,
Uma família, no Espírito do teu amor.
Abençoa-nos com a alegria do amor.
Faz-nos pacientes e compassivos Amáveis e generosos,
Acolhendo os que mais precisam.
Ajuda-nos a viver o teu perdão e a tua paz.
Protege todas as famílias com o cuidado do teu amor
Especialmente aqueles por quem rezamos agora:
[Fazemos uma pausa para lembrar, pelo nome, membros da família e outras pessoas]
Aumenta a nossa fé,
Fortalece a nossa esperança,
Protege-nos com o teu amor,
Faz-nos sempre agradecidos pelo dom da vida que partilhamos.
Isto te pedimos, por Cristo nosso Senhor Amém.
Maria, mãe e guia, rogai por nós.
São José, pai e protetor, rogai por nós.
Santos Joaquim e Ana, rogai por nós.
Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós