Neste domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja comemora o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais. Tal data teve início pelo papa, atualmente santo, São Paulo VI, que foi eleito durante o Concílio Vaticano Segundo.
O Papa Francisco com sensibilidade e docilidade, pôde perceber que o ser humano está perdendo a capacidade de ouvir as pessoas. A maior necessidade do ser humano é ser ouvido; a maior ferida na alma, é falar e não ter quem ouça.
Com o tema deste ano, “Escutar com o ouvido do coração”, o Santo Padre apela para que não só se ouça o outro, mas o ouça bem, para que não seja uma troca de palavras em que se espera o outro terminar de falar, e então, se impõe o próprio ponto de vista.
“A escuta é o ingrediente indispensável para a comunicação. Deixar de lado os monólogos, para que não seja palavras e opiniões jogadas ao vento”, disse o Diácono Paulo Castro, assessor diocesano da Pascom na Diocese de São José do Rio Preto, ao falar sobre o conteúdo da mensagem do Papa Francisco para comemorar a data deste ano.
TEXTO
Diácono Paulo Castro e Maria Clara Barbosa
IMAGEM
Maria Clara Barbosa de Souza