18º Congresso Eucarístico Nacional: “Pão em todas as mesas”

O Brasil se encontra na Arquidiocese de Olinda e Recife, entre os dias 11 e 15 de novembro, para a 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional. A iniciativa, que foi adiada por conta da pandemia, tem como tema “Pão em todas as mesas”.

Apoiado no lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf At 2,46), o Congresso Eucarístico Nacional “visa professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade; aprofundando e motivando a relação entre fé e vida, através de ações que abordem a dimensão social e profética da Ceia do Senhor, como mesa aberta e sacramento da partilha”, sintetizaram os organizadores.

Programação
“Celebrações solenes, catequeses, simpósio teológico, feira católica, exposições, atividades culturais, texto-base para o aprofundamento bíblico-teológico sobre o tema” fazem parte da programação, que segue na sequência e que contará com a transmissão de diversos momentos a partir das redes sociais. No site www.cen2020.com.br é possível conferir a escala de entradas ao vivo.

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

PROGRAMAÇÃO
Congresso Eucarístico Nacional
Arquidiocese de Olinda e Recife, de 11 a 15 de novembro

1º dia do 18º CEN

No primeiro dia do evento, 11 de novembro, as atividades vão começar com a Celebração Eucarística, às 8h, na Capela do 18º CEN, que será montada no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda. Neste mesmo local vão ocorrer as Exposições Testemunhas de Santidade e das Pastorais Sociais, além da Feira Católica. Essas atividades seguem até o último dia do congresso.

A partir das 15h, os religiosos irão participar da oração da Tarde com os Bispos, na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. No local, será entregue aos bispos a réplica da cruz peitoral do venerável dom Helder Camara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que se encontra em processo de canonização.

Logo em seguida, os bispos irão visitar o Seminário Nossa Senhora da Graça, na mesma localidade. Às 18h, será realizada a Solene Celebração Eucarística de Abertura do 18º Congresso Eucarístico Nacional, na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon).

2º dia do 18º CEN

No sábado (12), às 8h30, vai acontecer a abertura do Simpósio Teológico do 18º CEN – única atividade paga do evento, no valor de R$ 108 – com a primeira conferência às 9h, seguido das oficinas temáticas. As atividades serão realizadas nos teatros do Cecon.

Já à tarde, vão ser realizadas as Catequeses Públicas, que ajudarão os participantes do congresso a aprofundar o Texto-Base do 18º CEN, refletindo os temas relacionados à Eucaristia na Igreja. As atividades serão abertas ao público, com entrada gratuita, e se darão no palco da Feira Católica do 18º CEN, no pavilhão de Eventos do Cecon, às 14h e 16h. O legado pontifício, dom António Marto participará da conferência para a Vida Religiosa Consagrada, no Teatro Beberibe (Cecon), às 15h.

Às 18h, haverá o Momento Mariano, com a oração do Santo Terço, que será realizado em sintonia com os cinco santuários dedicados à Nossa Senhora pertencentes à Arquidiocese de Olinda e Recife, com transmissão on-line. As Celebrações Eucarísticas e as catequeses vão ser celebradas às 19h, em todas as paróquias da localidade. A partir das 19h, no Teatro Guararapes, tem início o concerto A Grande Missa Nordestina e às 20h,a Vigília das Juventudes. Ambas as atividades vão ser realizadas no Cecon.

3º Dia do 18º CEN

No Domingo (13), as 148 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife realizarão a Primeira Comunhão Eucarística, nos horários definidos em cada local. No Teatro do Beberibe (Cecon), o vai ser realizado o espetáculo Mostra de Dança Popular, e no Mosteiro de São Bento, em Olinda, um recital de Piano, com Rachel Casado. As duas atrações começam às 17h.

4º Dia do 18º CEN

Na segunda-feira (14), as atividades seguem no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O Simpósio Teológico chega ao terceiro dia com encerramento dos trabalhos às 12h. Às 15h, O legado pontifício, dom António Marto participará da conferência para o Clero, no Teatro Guararapes (Cecon), às 15h.

À noite, as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife terão Celebrações Eucarísticas presididas pelos bispos vindos de todo o Brasil, às 19h.  No Teatro Guararapes (Cecon), às 19h, show do padre Fábio de Melo, e às 20h, concerto O canto do chão: música litúrgica do Nordeste, no teatro de Santa Isabel, no Recife.

5º Dia do 18º CEN

Em 15 de novembro, último dia do Congresso, uma visita guiada intitulada “Um olhar sobre a Cidade” vai contemplar os pontos turísticos de Recife e Olinda.  Às 9h, na rua do Imperador, se dará a inauguração da Casa do Pão, marco do 18º CEN. Um café da manhã será servido para os irmãos em situação de rua e os bispos participantes do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Às 10h, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, no centro da capital pernambucana, acontece o Encontro de Coros.

A tarde foi reservada para a programação final do 18º CEN. No Centro de Convenções, a Feira Católica e as Exposições Testemunhas de Santidade e das Pastorais Sociais, se encerram às 14h. A partir das 15h, uma apresentação musical inicia a solenidade de encerramento do congresso no Marco Zero do Recife, e a partir das 16h, a Celebração Eucarística de Conclusão.

Após a cerimônia, uma procissão com o Santíssimo Sacramento segue em direção a Basílica Nossa Senhora do Carmo, para a benção final do 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Pós-Congresso

Como forma de agradecer aos voluntários pelos trabalhos realizados no 18º CEN, acontecerá uma Celebração Eucarística, em 20 de novembro, às 9h, na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda. No mesmo local vai ocorrer o lançamento dos Anais do Congresso, em 5 de abril de 2023, durante a Missa do Crisma. Ainda em 2022, uma live especial intitulada Alegrias do CEN, será realizada em 23 de novembro, como forma de partilha das alegrias vividas no Congresso, através do YouTube das Paulinas.

FONTE
www.cen2020.com.br