A vocação sacerdotal

A vocação sacerdotal

04/08/2015 0 Por Diocese de São José do Rio Preto

Dentro dos diversos chamados que Deus faz a cada pessoa, destaca-se o chamado à vida sacerdotal. Ser padre implica uma atitude de entrega plena e total por parte de quem responde a este chamado. Chamado que parte sempre de Deus, mas cuja resposta é pessoal e exige consciência e liberdade.

O sacerdócio exige muito mais renúncias do que qualquer outra vocação, pois a santidade do povo só pode ser vivenciada, em grande parte, à medida que o sacerdote busca a santidade de seu ministério. Para isso, ele renuncia ao mundo, à família e até a si mesmo para viver em prol da pessoa do outro. Seu compromisso de vida é com Deus, com a Igreja e com o povo.

Ser padre no mundo de hoje é um grande desafio! E mais do que uma opção de vida, a vocação sacerdotal é uma autêntica expressão de amor a Deus: viver por Ele, com Ele e para Ele! O padre é um grande sinal da presença de Deus na vida das pessoas, um Deus rico em amor, bondade e misericórdia. A vocação exige responsabilidade, mas por Deus, vale a pena!

A você, padre, o nosso muito obrigado pelo “sim” dado ao chamado do Pai! Que São João Maria Vianney seja a inspiração e o modelo de sua vida e ministério.

Parabéns!

Paulo Castro | Seminário Maior Diocesano

Compartilhe: