ABRIL | Pelos profissionais de saúde


Para que o compromisso dos profissionais de saúde na assistência às pessoas doentes e aos idosos, sobretudo nos países pobres, seja apoiado pelos governos e pelas comunidades locais.

Papa Francisco – Abril 2022

Rezemos este mês pelos profissionais de saúde.
A pandemia, mostrou-nos a entrega, a generosidade dos profissionais de saúde, voluntários, agentes de saúde, sacerdotes, religiosos e religiosas.
Mas esta pandemia também deixou claro que nem todos têm acesso a um bom sistema público de saúde.
Os países mais pobres, os países mais vulneráveis ??não podem ter acesso aos tratamentos necessários para tratar tantas doenças que as pessoas continuam a sofrer.
Isso deve-se com frequência à má gestão dos recursos e à falta de um compromisso político sério.
É por isso que quero pedir aos governos de todos os países do mundo que não esqueçam que um bom serviço de saúde, acessível a todos, é uma prioridade.
Mas também quero lembrar que o serviço de saúde não é apenas uma organização, mas que aí estão homens e mulheres que dedicam a sua vida a cuidar da saúde do outro. E que deram a vida durante esta pandemia para ajudar tantos doentes a recuperar-se.
Rezemos para que o compromisso dos profissionais de saúde em cuidar dos doentes e idosos, especialmente nos países mais pobres, seja apoiado pelos governos e comunidades locais.

Papa pede apoio da sociedade aos profissionais de saúde

  • O novo Vídeo do Papa, que traz a intenção de oração que o Papa Francisco confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa, é dedicado ao apoio aos profissionais de saúde.
  • Perante as dificuldades que tantos doentes e idosos têm no acesso ao tratamento de que necessitam, o Papa apela a um compromisso político sério em favor de um serviço de saúde de qualidade para todos. 
  • Para além dos aspectos organizacionais, o Papa Francisco recorda que o serviço de saúde é sobretudo feito de “homens e mulheres que dedicam as suas vidas a cuidar da saúde dos outros”, como se viu na pandemia. 

(Cidade do Vaticano, 5 de abril de 2022) – O Vídeo do Papa de abril acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o Papa Francisco confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre aborda a situação dos serviços de saúde em diferentes países e pede que o “empenho dos profissionais de saúde em cuidar dos doentes e idosos, especialmente nos países mais pobres, seja apoiado pelos governos e comunidades locais”.

O estresse da pandemia

O contexto da pandemia mostrou as deficiências dos sistemas de saúde e a desigualdade de acesso a tratamentos adequados. Na sua mensagem para a intenção de oração de abril, Papa Francisco observou: “Esta pandemia também mostrou que nem todos têm acesso a um bom sistema público de saúde. Os países mais pobres, os países mais vulneráveis, não têm acesso ao tratamento necessário para tratar as muitas e variadas doenças de que continuam a sofrer. De acordo com o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) “Health Overview 2021”, o mau estado do sistema de saúde tem tido um impacto nos cuidados recebidos pelos doentes. Entre os diferentes fatores, a falta de profissionais de saúde tem sido mais limitativa do que o número de leitos hospitalares ou equipamento técnico.

O enorme trabalho em todo o mundo

Em um contexto tão difícil, que exacerbou as emergências existentes, a dedicação dos profissionais de saúde em vários projetos em todo o mundo, como ilustrado pelas imagens deste Vídeo do Papa, desempenhou um papel decisivo: as campanhas “A Vaccine for Us” e “Mothers and Children First” da CUAMM – Médicos com África; o projeto da AVSI no Uganda para levar mulheres grávidas ao hospital; o trabalho, em vários países, da Ordem Hospitalar de São João de Deus (Fatebenefratelli); o trabalho dos Ministros dos Doentes de São Camilo na Tailândia e dos Religiosos Camilianos no Brasil; as estruturas sanitárias no Bangladesh e no Peru do COE, Apurimac ETS e a Comunidade Missionária de Villaregia, organizações membros da FOCSIV. Deve ser feita uma menção especial ao trabalho do Dr. Erik Jennings Simões – também apresentado neste vídeo – que há vinte anos tem vindo ajudar os povos indígenas da floresta amazônica brasileira, onde criou o primeiro serviço de neurocirurgia.

Um apelo aos governos

No entanto, este esforço excessivo não pode ser a solução para garantir que todos possam ter cuidados de saúde adequados. “Apelo aos governos de todos os países do mundo para que não esqueçam que bons cuidados de saúde, acessíveis a todos, são uma prioridade”, disse Francisco. Se isto não aconteceu até agora, acrescentou, é também devido à “má gestão de recursos” e à “falta de compromisso político sério”.

Pe. Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou sobre esta intenção: “O Papa Francisco está sempre muito atento às pessoas, aos doentes, aos idosos, aos mais vulneráveis. Este pedido de oração, para todo o mês de abril, é dedicado aos profissionais de saúde que cuidam deles. Estão atravessando situações de crise e muitas vezes sem apoio adequado, particularmente em países com menos recursos. A pandemia demonstrou que o sistema de saúde e os profissionais de saúde são essenciais para a sociedade. O Papa apela a mais recursos para os apoiar, particularmente em países com um sistema de saúde frágil, caso contrário seremos confrontados com “outras pandemias”. Confiemos esta intenção de oração ao Senhor e atuemos neste sentido”.