Ação Social Transformadora incentiva a implantação de cadastro diocesano

Ação Social Transformadora incentiva a implantação de cadastro diocesano

18/05/2022 Off Por SEDICOM

A Comissão para a Ação Social Transformadora da Diocese de São José do Rio Preto tem atuado em várias frentes. Os segmentos, em muito, tiveram como “ponto de partida” o Censo Diocesano dos Trabalhos Sociais (sondagem realizada entre dezembro de 2021 e janeiro desse ano). Agora, além de formação (convite na sequência), os voluntários buscam efetivar um Cadastro Social Diocesano.

Objetivo

A “opção preferencial pelos pobres” é parte fundamental do DNA da Igreja. Essa característica, reafirmada há 15 anos no Documento de Aparecida, fundamenta as diversas ações realizadas pelas paróquias da Diocese de São José do Rio Preto. Nesse contexto, porém, nota-se vez ou outra a duplicidade de atendimento. Um exemplo típico é a distribuição de cestas de alimentos: uma determinada família se apresenta em duas Comunidades e, por ambas, é assistida em sua necessidade. Dessa forma, outro grupo familiar, igualmente desejoso de ajuda, deixa de receber apoio porque o atendimento duplicado inviabilizou o processo. É nesse contexto que o Cadastro Único Diocesano se insere (favorecendo uma melhor distribuição de alimentos, etc).

Willian Silva, executivo da Theòs Sistemas Eclesiais, apresentou, na manhã de 18 de maio, um módulo que está sendo desenvolvido para o cadastramento dos usuários dos serviços oferecidos pelas paróquias. Esse módulo, quando efetivado, permitirá o compartilhamento de dados entre as Comunidades (respeitando as normas apresentadas pela Lei Geral de Proteção de Dados). Dessa forma, será possível mapear a quem e onde as doações são entregues.

Sensibilização

Considerando que as paróquias da Diocese de São José do Rio Preto já fazem uso do Thèos, à época da efetivação do novo módulo os secretários paroquiais receberão treinamento acerca da ferramenta. Já se projeta para 6 de setembro um dia de formação com os assessores e os padres. “Todos precisam estar cientes e acompanhando”, sublinhou o bispo Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, na companhia do coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo.

A Comissão para a Ação Social Transformadora conta com a assessoria eclesiástica do padre Ernesto Pedro de Oliveira Rosa. A coordenação do grupo é de Ricardo Sanches.

Estudo

No domingo, 22 de maio, no salão de eventos da paróquia Nossa Senhora do Brasil será realizado encontro sob a orientação do padre Joãozinho, SCJ. “Doutrina Social da Igreja: formação para caridade” é o tema da vivência. As inscrições podem ser realizadas a partir do WhatsApp: 17. 9 8833.8151. Acompanhe o convite:

 

 

TEXTO | FOTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

Compartilhe: