Águas pela Paz

Diante da mais grave crise ambiental e aquífera pela qual passa o país, cientistas, especialistas e líderes espirituais se reúnem entre os dias 11 e 12 de janeiro, em Brasília (DF), para debater a importância da preservação dos recursos hídricos do planeta. O seminário “Águas pela Paz – II Seminário Internacional Água e Transdiciplinaridade” promoverá a discussão a respeito da sustentabilidade e será um dos eventos preparatórios para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado pela primeira vez, no Hemisfério Sul, em março de 2018, também na Capital Federal.

A programação do encontro inclui palestras, painéis, oficinas e debates. Uma das propostas é discutir formas de garantir a conservação e o uso consciente da água no planeta. Os painéis temáticos irão abordar assuntos como o “saber das tradições na relação com a água”, “o papel das plataformas internacionais na articulação de atores locais”, “a função da pesquisa transdisciplinar no avanço do conhecimento”, “a medição de conflitos na gestão da água e do território” bem como “o papel da educação e da cultura neste contexto”. Todos os debates são abertos ao público e acontecerão no Museu da República.

Além de discutir a cultura da paz e o compartilhamento da água entre povos e nações, o seminário abordará uma visão ampliada em perspectiva internacional, intercultural e espiritual, com base na solidariedade, no respeito aos valores e direitos humanos universais. Além de dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, para compor o corpo técnico do evento foram convidados nomes de peso como o Biofísico, Berverly Rubik e o embaixador de Água e Patrimônio do ICOMOS na Holanda, Henk Van Schaik. No grupo de ativistas estão Oscar Rivas, ex-ministro de meio ambiente do Paraguai e fundador da ONG Sobrevivência e Álvoro Tukano, liderança indígena e diretor do Memorial dos Povos Indígenas.

Para tratar da pauta espiritual, o evento contará com a presença do líder humanitário e um dos idealizadores do seminário, Sri Prem Baba, que ministrará a palestra magna; monge Sato, residente do Templo Shin Budista; Babalorisa Ogun Tòórikpe, fundador da comunidade religiosa Ilé Asé Opo Osogunlade, entre outros representantes de tradições. Ao final do evento, o documento “Carta Águas pela Paz” será apresentado como contribuição ao 8º Fórum Mundial da Água e ao Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA).

8º Fórum Mundial da Água – Em março de 2018, Brasília receberá o maior evento da agenda de água do mundo. É a primeira vez que o evento acontecerá no Hemisfério Sul e há uma expectativa de reunir cerca de 40 mil representantes de 170 países. O Fórum Mundial da Água, que ocorre a cada três anos, acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasíliua de 18 a 23 de março de 2018.

Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA – Acontece como evento paralelo ao Fórum Mundial da Água questionando os interesses que estão por trás dos organizadores do evento oficial e defendendo a bandeira de que “Água não é mercadoria”. O FAMA acontecerá de 17 a 22 de março de 2018 e terá como culminância uma marcha pela Esplanada dos Ministérios.

Confira o site do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

79  +    =  89