“Alargar as tendas”: Diocese participa da fase continental do Sínodo

O Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade alcançou nova etapa e, em todos os continentes, tem incentivado a retomada das discussões à luz das sínteses geradas em um processo que teve início em 2021. Na Diocese de São José do Rio Preto, em atenção ao chamado do Papa Francisco, a equipe responsável pelos trabalhos voltou a se reunir no sábado, 18 de fevereiro. O bispo, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, acompanhou o diálogo ao fazer-se um entre os leigos, padres e religiosos presentes.

A grande inspiração para o encontro veio da leitura do Livro do Profeta Isaías, capítulo 54, versículo 2. “Alarga o espaço da tua tenda, estende sem medo as lonas que te abrigam, e estica as tuas cordas, fixa bem as tuas estacas”, destacava o texto. À luz da proposta, a etapa inicial do diálogo considerou a necessidade de se favorecer a aproximação daqueles que estão afastados. O grupo, no interior de São Paulo, apontou os variados seguimentos ainda “fora da tenda” (com especial destaque para os empobrecidos). “Muitas vezes nós falamos por eles, mas não abrimos espaço para que eles mesmos falem em nossas assembleias”, contextualizou o vigário geral da Diocese de São José do Rio Preto, Pe. Edvaldo Rosário Calazans.

Novas estruturas

Em breve recordação da caminhada realizada, os voluntários apontaram a “dinâmica sinodal” como “profética” quando da retomada das ações na fase posterior à pandemia. “A Igreja se colocou a escutar. Foi, ao mesmo tempo, uma inclinação para novas ações e a retomada da sua essência”, completou o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luiz Caputo.

Inspirações

De forma concreta, as discussões foram orientadas a partir de três provocações: intuições continentais, interrogações a serem enfrentadas e apelos à ação. Por meio da oração (ainda mais valorizada nessa etapa) a contribuição diocesana começou a ser construída. A Irmã Rosangela Fontoura ficou responsável por sintetizar as contribuições dos participantes. “Não podemos nos esquecer que a Igreja é sinodal. Quando estivemos na Visita Ad Limina notamos o desejo do Papa Francisco de efetivar essa dinâmica. A reforma da Cúria Romana mostra os Dicastérios ainda mais disponíveis”, partilhou Dom Vilar.

“Fruto sinodal”

A dinâmica pastoral da Diocese de São José do Rio Preto, à luz da vivência sinodal, vai se estruturando e ao menos três iniciativas se inserem nesse contexto: desde o início de fevereiro, e até 2025, o bispo diocesano visitará as 71 paróquias dispostas nos 36 municípios que compõe a Igreja Particular dedicada ao Esposo de Maria com o objetivo de ouvir e conviver com o Povo de Deus. O novo Diretório de Catequese será construído em diálogo com os Catequistas e, por último, os padres coordenadores das Foranias, além de reuniões do próprio grupo, terão a missão de multiplicar as informações em encontros com os demais presbíteros e também com os leigos. O grande objetivo desse processo é a construção do novo Plano Diocesano de Pastoral.

O encontro para a coleta de contribuições para a fase continental do Sínodo, em São José do Rio Preto, foi encerrado com a entrega do livro “Para uma Igreja sinodal em saída para as periferias”, material editado pelo Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) e distribuído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

TEXTO | FOTOS

André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto