Angelus

Reprodução: A Santa Sé | Domingo, 06 de junho de 2021

Papa Francisco | ANGELUS | Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, na Itália e em outros países, celebra-se a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. O Evangelho apresenta-nos a história da Última Ceia ( Mc 14,12-16,22-26). As palavras e os gestos do Senhor tocam o nosso coração: Ele toma o pão nas mãos, pronuncia a bênção, parte-o e entrega aos discípulos, dizendo: «Tomai, isto é o meu corpo» (v. 22).

É assim, com simplicidade, que Jesus nos dá o maior sacramento. O seu é um gesto humilde de dom, um gesto de partilha. No auge de sua vida, ele não distribui pão em abundância para alimentar as multidões, mas parte na refeição da Páscoa com os discípulos. Jesus nos mostra assim que o objetivo da vida é doar-se, que o melhor é servir. E hoje encontramos a grandeza de Deus num pão, numa fragilidade que transborda de amor, transborda de partilha. Fragilidade é exatamente a palavra que gostaria de enfatizar. Jesus se torna frágil como o pão que se parte e se esmigalha. Mas é precisamente aí que reside a sua força, a sua fragilidade. Na Eucaristia , fragilidade é força: força de amor que se torna pequena para ser aceita e não temida; força do amor que se rompe e divide para alimentar e dar vida; força de amor que se fragmenta para unir todos nós.

E há outra força que se destaca na fragilidade da Eucaristia: a força de amar quem se engana. É na noite em que é traído que Jesus nos dá o Pão da vida. Ele nos dá o maior presente ao sentir o abismo mais profundo em seu coração: o discípulo que come com ele, que mergulha o pedaço no mesmo prato, o está traindo. E a traição é a maior dor de quem ama. E o que Jesus faz? Ele reage ao mal com um bem maior. Ao “não” de Judas, ele responde com um “sim” de misericórdia. Ele não pune o pecador, mas dá sua vida por ele, paga por ele. Quando recebemos a Eucaristia, Jesus faz o mesmo conosco: ele nos conhece, ele sabe que somos pecadores, ele sabe que estamos tão errados, mas ele não desiste de unir sua vida à nossa. Ele sabe que precisamos, porque a Eucaristia não é a recompensa dos santos, não, éo Pão dos pecadores . Por isso nos exorta: “Não tenhas medo! Pegue e coma ” .

Cada vez que recebemos o Pão da vida, Jesus vem para dar um novo sentido às nossas fragilidades. Ele nos lembra que, aos seus olhos, somos mais preciosos do que pensamos. Ele nos diz que fica feliz se compartilharmos nossas fragilidades com ele. Ele nos repete que sua misericórdia não teme nossas misérias. A misericórdia de Jesus não teme nossas misérias. E acima de tudo nos cura com amor daquelas fragilidades que não podemos curar por nós mesmos. Quais fragilidades? Nós pensamos. O de ressentir-se daqueles que nos feriram – não podemos curar sozinhos -; o de nos distanciarmos dos outros e nos isolarmos – não podemos curar sozinhos -; o de chorar sobre nós mesmos e reclamar sem encontrar paz – mesmo isso nós não podemos curar sozinhos. É ele quem nos cura com a sua presença, com o seu Pão, com a Eucaristia. A Eucaristia é um remédio eficaz contra esses fechamentos. Com efeito, o Pão da Vida cura as rigidezes e as transforma em docilidade. A Eucaristia cura porque se une a Jesus: faz-nos assimilar o seu modo de vida, a sua capacidade de se romper e doar-se aos irmãos, para responder ao mal com o bem. Dá-nos a coragem de sair de nós próprios e de nos inclinarmos com amor para com as fragilidades dos outros. Como Deus faz conosco. Esta é a lógica da Eucaristia: acolhemos Jesus que nos ama e cura as nossas fragilidades para amar os outros e ajudá-los nas suas fragilidades. E isso, ao longo da vida. Hoje, na Liturgia das Horas, rezamos um hino: quatro versos que resumem toda a vida de Jesus, que nos dizem: que Jesus, ao nascer, se fez companheiro de viagem na vida; então, no jantar, ele se deu como alimento; depois, na cruz, na sua morte, fez-se “preço”, pagou por nós; e agora, reinando no Céu, é a nossa recompensa, que vamos buscar, o que nos espera.

A Virgem Santa, na qual Deus se fez carne, nos ajude a acolher com coração agradecido o dom da Eucaristia e também a fazer da nossa vida um dom. Que a Eucaristia nos faça um presente para todos.

 

 

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs!

Acompanho com dor as notícias que chegam do Canadá sobre a chocante descoberta dos restos mortais de duzentos e quinze crianças, alunos da Kamloops Indian Residential School, na província de British Columbia. Uno-me aos bispos canadenses e a toda a Igreja Católica no Canadá para expressar minha proximidade ao povo canadense, traumatizado pela notícia chocante. A triste descoberta aumenta ainda mais a consciência das dores e sofrimentos do passado. Que as autoridades políticas e religiosas do Canadá continuem a colaborar com determinação para lançar luz sobre a triste história e se comprometerem humildemente por um caminho de reconciliação e cura. Estes momentos difíceis representam um forte apelo para que todos se afastem do modelo colonizador e caminhem lado a lado, no diálogo, no respeito mútuo e no reconhecimento dos direitos e valores culturais de todas as filhas e filhos do Canadá. Confiamos ao Senhor as almas de todas as crianças falecidas em escolas residenciais no Canadá e oramos pelas famílias e comunidades indígenas canadenses que sofrem. Oremos em silêncio.

Desejo assegurar a minha oração pelas vítimas do massacre perpetrado na noite de sexta-feira a sábado numa pequena cidade do Burkina Faso. Estou perto de familiares e de todo o povo burquinense, que está sofrendo muito com esses repetidos ataques. A África precisa de paz e não de violência!

Hoje é beatificada em Chiavenna, na diocese de Como, Irmã Maria Laura Mainetti, das Filhas da Cruz, morta há 21 anos por três jovens influenciadas por uma seita satânica. Crueldade! Só ela, que amava os jovens mais do que tudo, amava e perdoava aquelas mesmas meninas que eram prisioneiras do mal. Irmã Maria Laura deixa-nos o seu programa de vida: “Fazer tudo com fé, amor e entusiasmo”. Que o Senhor dê a todos nós fé, amor e entusiasmo. Uma salva de palmas ao novo Beato!

Depois de amanhã, terça-feira, 8 de junho, às 13h, a Ação Católica Internacional nos convida a dedicar “um minuto pela paz”, cada um segundo sua própria tradição religiosa. Rezemos em particular pela Terra Santa e Mianmar.

Saúdo cordialmente todos vós, vindos de Roma, da Itália e de outros países. Em particular, saúdo os jovens do Projeto “Contato” de Turim; o Grupo de Devotos da Madonna dei Miracoli de Corbetta; as famílias de Cerignola; e a National Ambulant Association, com numerosos feirantes e artistas de rua. Muito obrigado pelos presentes que você trouxe! E saúdo também o povo salento do sul da Apúlia, que ali dança a “pizzica”! Bem feito!

Desejo a todos um feliz domingo. Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!

 

 

 

________________________________

Deixe um comentário