Estampa da “Santa Morte”: Nossa Senhora de Guadalupe com caveira no lugar do rosto
A rede varejista brasileira Lojas Renner retirou de circulação no Brasil uma camiseta cuja estampa representava uma figura conhecida no México por “Santa Morte”: trata-se da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com o rosto trocado por uma caveira.
A indignação dos católicos se manifestou enfaticamente nas redes sociais, inclusive mediante a promoção de um boicote à empresa. Uma das mensagens que viralizaram via WhatsApp exortava:
“Até que haja uma retratação da empresa para com os católicos, o meu dinheiro de católico não comprará mais nada nessa empresa. Não vamos mais permitir bagunças, ofensas, vilipêndios, ‘brincadeiras ou brincadeirinhas’ com a nossa fé. Chega!”.
Ofensas anticatólicas em alta
De fato, tem sido frequente que insultos escancarados contra aspectos centrais da fé católica sejam minimizados pelos ofensores como mera “brincadeira”, “humor” ou “arte”. Entre outros casos que repercutiram com força em meses recentes, a Rede Globo zombou da Santíssima Eucaristia num programa autodeclarado “humorístico”, o Instituto Santander Cultural realizou a exposição blasfema “Queermuseu”, encerrada após retumbante reação de católicos e evangélicos, e a escola de samba Gaviões da Fiel exibiu em seu desfile deste ano um passista caracterizado como Jesus Cristo sendo pisoteado por um diabo triunfante (embora alegasse, sem qualquer coerência, que se tratava de Santo Antão).