Apostolado da Oração: grupo articula ações diocesanas

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi indicada pelo próprio Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque no ano de 1675 (após sucessivas aparições anteriores).  Ele pediu que depois da Oitava do Santíssimo Sacramento, uma festa especial fosse dedicada ao Seu Coração. Acompanhadas desse pedido, foram reveladas 12 promessas (destacadas na sequência). Uma, em especial, enche os fiéis de esperança: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”. Diante dessa certeza, é como se cada um, como fez o Apostolo João, pudesse reclinar a cabeça no peito de Jesus e sentir o Seu amor pulsando.

A Igreja se vale da dedicação dos membros do Apostolado da Oração para manter viva a “chama” do Coração que se consome de amor por toda a humanidade. Na Diocese de São José do Rio Preto, em suas 71 paróquias espalhadas em 36 municípios, o Movimento é animado por sua coordenadora, Ana Paula Lopes dos Santos, e pelo padre Aparecido Marteli; que é o assessor eclesiástico da iniciativa.

Organização 
Uma grande conquista celebrada em 2022 foi a constituição de um grupo de coordenação para o Apostolado da Oração na Região. Dia 21 de outubro, o Pe. Marteli, Ana Paula e os membros que passaram a compor essa Equipe se reuniram.

É preciso considerar, para valorizar o trabalho agora articulado, que quando o Pe. Aparecido assumiu a função, apenas uma pessoa incentivava as ações. Diante da necessidade de ampliação dos agentes, uma carta foi enviada a  todos os Párocos, apresentando algumas propostas do trabalho que se pretendia realizar. Entre as principais estava montar a Equipe Diocesana do Apostolado da Oração (se possível com um membro de cada Região Pastoral). Os frutos desse diálogo são os nove voluntários que aceitaram o convite para a atuação diocesana.

Nesse contexto, a atenção à Rede Mundial de Oração do Papa também se apresenta como objetivo. Todos os meses uma intenção de oração é apresentada. Para ilustrar, a de novembro pode ser celebrada a partir do vídeo publicado a seguir.

Na ocasião da primeira reunião diocesana do grupo de articulação do Apostolado da Oração, foi feito um cronograma das atividades para 2023. O Pe. Aparecido reiterou sua disposição em visitar as Paróquias e cada grupo do Apostolado da Oração; rezando, atendendo confissões e celebrando a Eucaristia.

Onde ainda não existe o Apostolado da Oração, é compromisso do grupo constituído a implantação do Movimento ou mesmo a reativação do segmento que estiver inativo nas Comunidades Paroquiais.

TEXTO 
André Botelho
Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

Colaboração 
Ana Paula Lopes dos Santos

REDE MUNDIAL DE ORAÇÃO DO PAPA 
Intenção para novembro / 2022

 

12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

1° Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2° Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3° Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4° Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5° Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6° Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7° Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8° Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9° Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10° Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11° Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12° Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.