ARTIGO DO BISPO: Páscoa – A vida venceu a morte!

Páscoa é Festa da Vida. Com Madalena, Pedro e João, nós professamos a fé no Senhor Ressuscitado, vivo para sempre! Os discípulos são as testemunhas da Ressurreição, da Vitória da vida sobre a morte.

Em At.10,34.37-43 Pedro anuncia a fé cristã, o kerigma, em Cesaréia, na casa do centurião romano Cornélio, o primeiro pagão batizado com toda a sua família. O Batismo é adesão a Cristo e seu Evangelho. No anúncio, Pedro lembra os fatos principais da vida de Jesus e O chama de ungido pelo poder de Deus; conta que Jesus passou fazendo o bem e curando todos os oprimidos; testemunha, depois, a morte de Jesus na Cruz e sua Ressurreição; enfim, Pedro conclui: quem acredita nele, recebe, pelo seu nome, a remissão dos pecados.

Em Cl 3,1-4, Paulo diz: Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto. O Batismo nos une ao Cristo Ressuscitado e à vida nova de cristão.

Em Jo 20,1-9 seguir Cristo significa procurá-Lo e crer em sua Ressurreição. No primeiro dia da semana, no domingo, um novo tempo, Maria Madalena, ainda no escuro, procura no túmulo Cristo morto. Vendo o túmulo vazio, pensa que roubaram o corpo do Senhor. Mas quando ela O encontra, nasce a fé em seu coração. Maria Madalena representa a nova comunidade que diante da morte de Jesus busca um morto. Mas, no túmulo vazio, percebe que a morte não venceu! Jesus está vivo!

Para Pedro, a morte é fracasso. Ele recusa aceitar que a vida nova passe pela Cruz. Para ele a Ressurreição de Jesus é absurda e sem sentido. Ele vê o túmulo vazio e os panos dobrados com surpresa e continua no escuro: – Viu e não creu!

O Discípulo que Jesus amava viu e acreditou. Diante do sepulcro vazio, entende os sinais e vê que a morte não venceu; descobre que Jesus está vivo. É a primeira profissão de fé na Ressurreição. Ele representa o discípulo ideal. É o modelo do homem novo recriado por Jesus. O Amor leva o discípulo pelo caminho da fé.

João não usa o seu nome. Isso é para que você use o seu próprio nome de Discípulo.

As Mulheres representam os que creem na vitória da vida e testemunham aos irmãos sua fé, pois deixam o túmulo e correm para anunciar aos irmãos que Cristo está vivo.

Os Guardas se corrompem, demonstram amor aos bens desse mundo, e se põem do lado da mentira e não da Verdade, preferem a morte e não a Vida.

A Páscoa é sempre atual! A Páscoa se renova em cada celebração. Deus nos convida a morrermos com Cristo, a deixarmos o homem velho do pecado e a nos revestirmos do homem novo, a ressurgir para uma vida nova, de santidade e de graça.

A Páscoa é todo dia, em especial, no Domingo. Os mistérios pascais se renovam em cada Missa e nos abrem à Páscoa que não tem fim.

Feliz Páscoa a todos! Cristo vive glorioso! Cristo, ontem, hoje e sempre!

Aleluia! A alegria do Senhor é a nossa força!

 

Dom Antonio Emidio Vilar, SDB
Bispo Diocesano de São José do Rio Preto