A Diocese de São José do Rio Preto realiza no sábado, 25 de novembro, entre 9 e 11 da manhã, na Catedral, sua primeira Assembleia Celebrativa. O encontro destacará as ações sociais da Igreja Católica no Noroeste Paulista. A iniciativa também marcará a abertura de exposição dos trabalhos de Pastorais, Movimentos, Serviços Sociais e Associações em favor dos empobrecidos. O público poderá acessar o local e interagir com a mostra até o final de dezembro.
Desigualdade
Verificada a dinâmica da Região Metropolitana (em destaque na sequência), nota-se que a partir da concentração de renda muitas são as situações de exclusão social que contradizem os indicadores econômicos. É junto às parcelas vulneráveis que a Igreja Católica, maior obra de caridade do planeta, atua para oferecer educação, acesso à saúde, oportunidades de qualificação profissional e distribuição de alimentos (conforme atuação das representações destacadas); iniciativas que ocupam espaços deixados pelo Poder Público em suas esferas.
Próximos passos
A partir de desejo do bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, e por meio do incentivo do coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, a Assembleia Celebrativa reunirá cerca de 10 lideranças de cada uma das 72 Paróquias dispostas na Região. A ideia é sensibilizar multiplicadores para que a ação social em favor dos empobrecidos se fortaleça ainda mais. A iniciativa é o primeiro passo em prol da realização de um Fórum Social a ser efetivado no primeiro semestre de 2024. O encontro, em São José do Rio Preto, reunirá as Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga.
Dinâmica econômica
Disposta no Noroeste do Estado de São Paulo, a Diocese de São José do Rio Preto é formada por 26 municípios; nestes estão instaladas 72 Paróquias (agrupadas em 8 Foranias). As cidades, exceto Altair, fazem parte da Região Metropolitana que leva o mesmo nome da Igreja Particular sob a proteção do Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria. Informações do Governo do Estado de São Paulo indicam que a “economia da região é baseada, principalmente, na agropecuária integrada à atividade industrial, com produção expressiva de cana-de-açúcar e, em menor medida, de laranja e carne bovina. Na indústria, destacam-se os segmentos de alimentos, biocombustíveis, móveis, produtos de metal, artigos de borracha, material de transporte e têxtil. O PIB da Região Metropolitana de São José do Rio Preto correspondia a R$ 34,8 bilhões em 2019, em valores atualizados para 2020, equivalente a 1,41% do PIB paulista. Nota-se forte concentração econômica, com o município de São José do Rio Preto respondendo por mais de 56% do total produzido na região”.
A dinâmica econômica regional é resultado das interações de cerca de 817.367 habitantes (dados do Censo/2022). Considerando a amostragem de 2010, 444.844 entrevistados se declaravam católicos (um percentual equivalente a 54,43%). A realidade diocesana se caracteriza pela presença de 70 Religiosos, 16 Diáconos Permanentes e 110 Padres. Seminaristas são 3 no Propedêutico, 8 cursando Filosofia (Discipulado) e 11 na Teologia (Configuração). A Diocese de São José do Rio Preto é fortemente marcada pela atuação social (toda ela organizada a partir da Dimensão Sociotransformadora; que conta com a animação do Pe. Fábio Dungue e grupo articulador constituído).
Expositores já confirmados
Serviço Social São Judas Tadeu
Serviço Social Jesus Bom Pastor e São Sebastião
Serviço Social Nossa Senhora do Carmo
Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus
Projeto Social Cidinha Canzela
Núcleo NÓS (Paróquia São Vicente de Paulo)
Vicentinos
Comissão Justiça e Paz
Cáritas Diocesana
Pastoral da Saúde
Pastoral da Sobriedade
Pastoral do Povo em Situação de Rua
Operadores do Direito
Pastoral da Criança
Pastoral do Surdo
Pastoral da Educação
Pastoral do Menor
Pastoral da Pessoa Idosa
Pastoral do Empreendedor
Pastoral Carcerária
SERVIÇO
Assembleia Celebrativa
Abertura da Mostra Social Diocesana
Sábado, 25 de novembro
Das 9 às 11 da manhã
Catedral de São José
Rua Siqueira Campos, 3033 – Centro
TEXTO | ARTE
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto