Assembleia de Pastoral incentiva “Igreja em saída”

Membros do Secretariado Diocesano de Pastoral, representando as Dimensões Pastorais da Diocese de São José do Rio Preto, se reuniram na quarta-feira, 22 de maio. A primeira etapa do encontro, presidido por Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, favoreceu momento comunitário de reflexão à luz da última catequese do Papa Francisco em sua série sobre vícios e virtudes. A humildade foi destacada.

À luz do tema “Oração numa Igreja em saída”, o coordenador de pastoral, Pe. Luiz Caputo, incentivou a organização da Assembleia Diocesana que contará com a participação de lideranças de diversos segmentos e 2 representantes de cada Paróquia. O padre, jesuíta, Carlos Alberto Contieri será o orientador das reflexões. Em outro painel, o seminarista Jhon Maike e os padres Fábio Dungue e Alexandre Ferreira da Silva apresentarão o olhar socioeconômico e da realidade pastoral da Diocese. Outros membros do Secretariado também assumiram funções de secretaria e na organização da iniciativa programada para 22 de junho. Na ocasião deverá ser inaugurado o Centro de Pastoral São José. Em caráter formativo, a Assembleia será o primeiro passo de uma dinâmica que envolverá as Comunidades e as Foranias em um verdadeiro diálogo sinodal no Espírito. “É bom sentir a linguagem Sinodal. É dos erros que podemos aprender e crescer. Discernir o que é melhor para a Diocese porque perfeição só no céu. A nossa gratidão ao Secretariado”, sintetizou Dom Vilar.

Visita
Ainda sobre o espaço que a Diocese passará a contar para a realização de treinamentos e formações, os voluntários, ao final da reunião, visitaram as dependências do prédio que faz frente para Residência Episcopal. O grupo comemorou o que, para todos, significa um importante avanço.
A reunião do Secretariado de Pastoral, após diversas partilhas e a exposição de eventos que acontecerão na Diocese nos próximos meses, possibilitou o reconhecimento do testemunho missionário do Pe. Pedro da Silva que, a partir de agosto, seguirá para Cruzeiro do Sul, no Acre, para atuar na Região Amazônica pelo período de 2 anos. O Vigário Geral da Diocese, Pe. Edvaldo Calazans, é um dos incentivadores da iniciativa em comunhão com o bispo da Igreja Irmã, Dom Flávio Giovenale, sdb.

 

TEXTO | FOTOS 
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto