Assembleia de Pastoral: lideranças elaboram síntese do Sínodo dos Bispos

A caminhada sinodal na Diocese de São José do Rio Preto alcançou um de seus momentos mais expressivos na manhã de sábado, 25 de junho: ocasião em que o Povo de Deus, representando as 7 Regiões Pastorais da Igreja Particular disposta no Noroeste Paulista, se reuniu para formular a síntese que marca a conclusão da fase da escuta da proposta apresentada pelo Papa Francisco.

Contando com a orientação do coordenador de pastoral, padre Luiz Caputo, do vigário geral, padre Edvaldo Calazans, e da secretária de pastoral, irmã Rosângela Fontoura, a 24ª edição da Assembleia Diocesana foi organizada em sucessivas reuniões que aproximaram a equipe local do Sínodo e os membros do Secretariado de Pastoral.

Dinâmica

A partir de momento de oração dirigido pelo bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, a Assembleia, que igualmente foi presidida pelo religioso, assumiu a divisão dos presentes em grupos de trabalho: observando a composição das Regiões Pastorais, os diocesanos foram agrupados de modo a dialogar acerca de algum dos temas que foram analisados nas Paróquias. O processo favoreceu a elaboração da síntese diocesana que até 31 de julho deverá ser enviada para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Resultados

Em momento de partilha, na etapa final do encontro, foram oferecidas algumas conclusões do diálogo que ocupou boa parte da programação. Dom Vilar, nesse contexto, sublinhou a riqueza das contribuições e, a partir delas, apontou para a “continuidade” do Sínodo quando, no segundo semestre, as Regiões Pastorais serão visitadas para a partilha das conclusões.

Ainda durante a Assembleia de Pastoral, foram lançadas orientações para a vida diocesana; versando sobre diversos assuntos (consultar a área dedicada à Chancelaria no portal da Diocese). Também foi feito o lançamento da revista diocesana Igreja em Rede (publicação que destaca, além das notícias da caminhada da Igreja, os encontros da Rede de Comunidades).

A 24ª Assembleia Diocesana de Pastoral se firmou, segundo análise do padre Luiz Caputo, como um espaço oportuno para que a escuta fosse exercitada como maior “legado” do Sínodo dos Bispos 2023.

 

TEXTO / FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.