ASSISTA: Candidatos a prefeito apresentam propostas para São José do Rio Preto

A Diocese de São José do Rio Preto e a Comissão Justiça e Paz (CJP) realizaram Painel Democrático na noite de quinta-feira, 19 de setembro, no Centro de Pastoral São José. Bruno Menendez, Fábio Cândido, Itamar Borges, Marcelo Zola, Marco Rillo e Valdomiro Lopes, durante pouco mais de 90 minutos, responderam às perguntas formuladas por lideranças que atuam em Pastorais, Grupos, Movimentos e Entidades da Igreja Católica. Membros da CJP sintonizaram os presentes acerca dos propósitos da iniciativa (apoiados, em especial, no magistério dos Papas).

Com transmissão pela Rede Vida de Televisão, Rádios Interativa FM e Espaço Aberto, o Painel Democrático igualmente destacou pergunta de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb. O bispo de São José do Rio Preto resgatou as diretrizes do Fórum Social realizado em maio e solicitou aos candidatos a proposta de cada um em prol da População em Situação de Rua.

Ainda durante o encontro, o Vigário Geral da Diocese, Pe. Edvaldo Calazans, o coordenador de pastoral, Pe. Luiz Caputo, o assessor da dimensão sociotransformadora, Pe. Fábio Dungue, e a coordenadora da Comissão Justiça e Paz, Marta Fonseca, entregaram exemplares da Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti (sobre a fraternidade e amizade social). “A caridade política supõe ter maturado um sentido social que supere toda a mentalidade individualista: “A caridade social leva-nos a amar o bem comum e a buscar efetivamente o bem de todas as pessoas, consideradas não só individualmente, mas também na dimensão social que as une. (…) A boa política procura caminhos de construção de comunidade nos diferentes níveis da vida social, a fim de reequilibrar e reordenar a globalização para evitar os seus efeitos desagregadores”, escreveu o Pontífice no documento.

Ao final do encontro, o Pe. Fábio Dungue motivou a oração do Pai Nosso e agradeceu a participação dos candidatos no Painel Democrático da Diocese de São José do Rio Preto. O encontro pode ser acompanhado na sequência.

 

Texto
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto