Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – São José do Rio Preto

História

Data de Criação: 11 de maio de 1933

A Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida de São José do Rio Preto (SP) é considerada uma das mais bonitas do estado de São Paulo.
Além de receber milhares de pessoas neste sábado (12) em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o santuário é visitado por devotos durante o ano todo.De acordo com o historiador, Fernando Marques, os responsáveis pela construção da Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foram os frades Franciscanos. As obras começaram em 1938 e foram finalizadas cinco anos depois.
“Através de uma promessa de Dom Lafayette Libânio que nasceu a basílica. Durante a Revolução de 32, ele fez a promessa que, se o exército não entrasse na cidade, ele iria lutar para ter uma catedral em homenagem a Nossa Senhora da Aparecida. Como não houve confronto, ele cumpriu a promessa”, explica o historiador.
Quem entra pela igreja se depara com uma arquitetura extremamente rica em detalhes. O piso é de ladrilho hidráulico português – um mosaico que se assemelha a um tapete responsável por conduzir os fiéis ao altar.
No teto existe uma sequência de pinturas com cores vivas e traços que ilustram as vidas de cristo e de São Francisco de Assis. Ao lado, 12 colunas pintadas à mão imitam a textura do mármore que sustenta a construção.
Além das obras de arte, a basílica também é cheia de relíquias. O órgão de tubos, instrumento musical ideal para músicas religiosas, construído na década de 40 em Indaiatuba (SP), é uma delas.
Um fato que muitos fiéis desconhecem é que na basílica pode-se pagar promessas feitas a Nossa Senhora Aparecida. A concessão foi feita pelo primeiro bispo de Rio Preto, Dom Lafayette Libânio, que transformou o local em um dos únicos a ter esse título.
“Quando ela ganhou o título de rainha e padroeira do Brasil, alguns lugares também se preocuparam em construir um local para que pudessem lembrar disso, já que nem todos podiam viajar a Aparecida do Norte (SP). Rio Preto foi um desses locais”, afirma o padre Célio Lopes, missionário redentorista.
Fonte:
https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2019/10/12/conheca-um-pouco-da-historia-da-basilica-menor-de-nossa-senhora-da-conceicao-aparecida-de-rio-preto.ghtml

Horário de Missa

Terça a Sexta-feira às 7h, 12h e 19:30h,
Sábado às 7h, 12h e 16h,
Domingo às 7h, 10h, 17:30h e 19:30h.

Endereço

Praça Dom Lafayette Libânio – Boa Vista
São José do Rio Preto

Padre/Diácono

Secretaria Paroquial

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta das 7:30 às 11:30h – 13:30h às 17h.
Sábados das 7:30h às 11h.

Telefone da Secretaria: (17) 3231-2050

Página do Facebook

Confissões

Quarta e Quinta-feira das 11h às 12h – 18:30h as 19:30h.

SOCIAL