Broccoletti vai comandar Gendarmaria

Gauzzi Broccoletti é o novo comandante da Gendarmaria do Vaticano

Gianluca Gauzzi Broccoletti até ontem ocupava o cargo de vice-diretor e vice-comandante

O sucessor de Domenico Giani, que renunciou ao cargo nesta segunda-feira (14), é natural de Gubbio, tem 45 anos, casado e pai de 2 filhos. Trabalha na Gendarmaria Vaticana desde 1995 e ocupava o cargo de vice-diretor e vice-comandante desde 2018. Broccoletti acompanhou o Papa em várias viagens apostólicas na Itália e no exterior. Além do serviço no Vaticano, fez estágios com as polícias italianas e internacionais.

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira (15) como novo diretor dos Serviços de Segurança e Proteção Civil do Estado da Cidade do Vaticano e comandante do Corpo da Gendarmaria, Gianluca Gauzzi Broccoletti, que até esta segunda-feira (14) ocupava o cargo de vice-diretor e vice-comandante. Formado pela Universidade La Sapienza, de Roma, como engenheiro da Segurança e Proteção, Broccoletti tem 45 anos, é casado e pai de 2 filhos, e trabalha no Corpo da Gendarmaria desde 1995.

A nomeação acontece depois do Papa aceitar a renúncia do comandante Domenico Giani, em meio às investigações relacionadas ao Corpo da Gendarmaria.

A biografia do novo comandante

Broccoletti nasceu em Gubbio (PG), em 3 de junho de 1974. Segundo o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, desde 1999 o engenheiro era responsável pela realização da infraestrutura de tecnologia de networking e de segurança do Estado da Cidade do Vaticano e da Cyber Security. Em 2010 foi transferido para o Centro Operativo de Segurança, avançando gradualmente nas responsabilidades e nos correspondentes níveis até alcançar a qualificação de dirigente em 2017, e de vice-diretor e vice-comandante em 2018. Durante estes anos, instaurou uma relação de confiança com as várias secretarias especiais do Santo Padre, as Autoridades Superiores do Governatorato e da Secretaria de Estado, onde foi solicitada competência e profissionalismo para investigações em caráter reservado.

Broccoletti acompanhou o Sumo Pontífice em várias Viagens Apostólicas e nas Visitas Pastorais na Itália e pelo mundo. Além disso, por exemplo, fez parte da equipe que trabalhou na gestão da segurança tecnológica durante o Conclave de 2005 e também de 2013.

Fonte: Vatican News

 

Deixe um comentário