Cardeal Scherer

O Catecismo da Igreja Católica ensina que o sacrifício pascal de Cristo – a sua morte de cruz – resgata os homens “num modo único, perfeito e definitivo, e abre-lhes a comunhão com Deus”. Tomando a Bíblia como fonte, lê-se que Jesus tomou sobre si os pecados da humanidade e que “nas suas feridas” todos foram curados.

É nesta certeza e na esperança que toda a Igreja se volta para celebrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, nesta considerada a grande semana, a Semana Santa.

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, oferece, em vídeo, uma reflexão sobre o significado da cruz e toda a mensagem que apresenta aos fiéis católicos neste tempo pascal. Em sintonia com a temática da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e superação da violência”, o purpurado sinaliza para o sofrimento que as situações de violência fazem pesar sobre as pessoas.

O cardeal também indica ações para a vivência deste tempo forte rumo à Páscoa. Dom Odilo ensina que é preciso lembrar “que a cruz de Jesus foi por nós e unirmos à cruz de Jesus”. É necessário também “lutar contra as violências que impõem cruzes aos outros, por qualquer motivo”.

Neste contexto de crise por que passa o país, em diferentes frentes, refletindo sobre a paixão de Cristo, o caminho da cruz, “devemos como brasileiros voltarmos para Jesus com toda sinceridade do nosso coração” e ainda “ver na cruz de Jesus um sinal da misteriosa e extrema misericórdia de Deus para conosco”.

Confira o vídeo na íntegra.

Deixe um comentário