CNBB lança edital para a letra do hino da CF 2019

 

CNBB lança edital para a letra do hino da CF 2019

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou o concurso para o hino da Campanha da Fraternidade de 2019. O concurso será lançado em dois editais: uma para a letra do hino, e outro, posteriormente, em data ainda não definida, para a música do hino.

Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, o edital para a letra do hino, lançado nesta quinta-feira, 13 de abril, traz algumas características que devem ser observadas pelos compositores.

A letra do hino deverá traduzir em linguagem poética os conteúdos do tema, lema e objetivos evitando explicitações desnecessárias, moralismos ou chavões. Além disso, a letra deverá conter um caráter convocativo ao que se propõe a Campanha da Fraternidade. A força do texto deverá também reavivar a esperança, a criatividade e o cristão.

Já tratando-se da forma poética serão observados, em especial, o emprego da função da linguagem mais adequada ao momento litúrgico. Recomenda-se também a leitura do subsídio técnico “Canto e música litúrgica pós Concílio Vaticano 11: Princípios teológicos, litúrgicos, pastorais e estéticos”.

Prazos

As composições devem ser enviadas à CNBB (endereço físico) até o dia 10 de maio, trazendo apenas o pseudônimo do autor no remente. Dentro da correspondência, num envelope fechado, deve conter o nome verdadeiro do compositor, junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais, preenchido e assinado.

Confira o edital completo.

Deixe um comentário