CNBB Podcast – Boletim Semanal para Rádios 19/08/2021

 

CNBB Boletim Semanal – Informativo em Podcast para Rádios Católicas 19 08 21

Assuntos da semana:

### O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB, o Consep, este reunido nesta quarta-feira, 18 de agosto. Entre as pautas foi definido os representantes do Brasil que vão participar da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que vai ocorrer 21 a 28 de novembro, de forma virtual. Ao todo, serão 314 vagas. Dessas 63 apenas para bispos. As demais serão divididas entre padres e diáconos; religiosos e membros de institutos seculares; fiéis leigos; e pessoas em situação de periferia. O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, não entra na lista dos 314 convidados, já está como “membro nato” da assembleia, por conta da função na CNBB. As indicações devem chegar à Conferência até o dia 25 de setembro para encaminhamento à organização da Assembleia Eclesial. Ainda na reunião, foi apresentada a análise de conjuntura social e eclesial; os detalhes do I Encontro com Parlamentares Católicos, que vai ocorrer nos dias 16 e 17 de setembro e os preparativos para o ano vocacional 2023; marcado para ocorrer de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023//Além dos comunicados das Comissões Episcopais Pastorais. Os detalhes no cnbb.org.br.

### Ainda nesta quarta-feira, 18 de agosto, o Papa Francisco nomeou, o novo bispo da diocese de Penedo (AL). O escolhido é dom Valdemir Ferreira dos Santos, atual bispo de Amargosa (BA). Dom Valdemir tem 61 anos, é natural de Nova Canaã (BA) e foi ordenado sacerdote em setembro de 1987. Como padre, foi membro da equipe de coordenação da catequese do regional Nordeste 3 da CNBB, foi professor, vice-reitor e reitor do Seminário Maior de Filosofia, membro do conselho presbiteral, ecônomo arquidiocesano, entre outras funções. Em março de 2010, foi nomeado bispo de Floriano (PI), pelo papa Bento XVI, e em maio de 2016, foi nomeado por Francisco, bispo de Amargosa (BA). A CNBB enviou saudação a dom Valdemir pela nomeação. Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco, aceitou o pedido de renúncia de dom Tome Ferreira da Silva ao governo pastoral da diocese de São José do Rio Preto (SP). No mesmo ato, Francisco nomeou como administrado apostólico da diocese, dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto (SP).

### A edições CNBB lançou o texto-base da Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com Sabedoria, ensina com Amor”. Na apresentação da publicação, a presidência da CNBB destaca que “a quaresma é um tempo favorável para a conversão do coração” e que a CF, realizada pela Igreja no Brasil desde 1964, tem como propósito de ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal rumo à solidariedade a um problema concreto da sociedade brasileira. Em 2022, será a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma campanha da fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. O texto-base está disponível no site da editora: edicoescnbb.com.br.

Mais informações da CNBB acesse nosso portal: cnbb.org.br ou pelas redes sociais: @cnbbnacional