Iluminada pelo tema “Evangelizar: graça e missão que se dá no encontro”, a Coleta para a Evangelização acontece, em todo o Brasil, nesse sábado e domingo, dias 10 e 11 de dezembro. Merece especial menção que dos recursos arrecadados, 45% permanecerão na Diocese de São José do Rio Preto. Do restante, 20% serão destinados ao Regional Sul 1 e os outros 35% vão compor um fundo a ser administrado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Segundo o arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, todos os fiéis são chamados a serem corresponsáveis com as obras da Igreja. “Seu gesto de solidariedade contribui para fazer chegar a Palavra de Deus e o amparo aos mais pobres nas muitas periferias geográficas e existenciais do Brasil”, disse o epíscopo. Na sequência, segue a fala de Dom Walmor (em vídeo gravado para essa ocasião).
Promover a cultura do encontro
“Neste Tempo do Advento, no qual se realiza o tempo forte da Campanha para a Evangelização, Deus vem ao nosso encontro e renova a nossa esperança de um mundo novo. Queremos, portanto, convidar todos os cristãos e demais pessoas de boa vontade a intensificar: o encontro com a Palavra; o encontro com o Cristo-Pão; o encontro com os irmãos que sofrem; e o encontro missionário”, lê-se no texto-base.
Assim, de acordo com a reflexão apresentada, a Igreja no Brasil vai reavivar os quatro pilares da ação evangelizadora — Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária — propostos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE, 2019-2023). Desta forma, espera-se dos cristãos católicos a tomada de consciência de que não existe evangelização sem encontro interpessoal.
As reflexões sobre o tema proposto no texto-base da campanha também retomam explicações do Papa Francisco para edificar a cultura do encontro, em especial a partir de trechos da encíclica Fratelli Tutti, sobre a amizade e a paz social. “A partir deste encontro, entenderemos igualmente que precisamos mais do que nunca nos comprometer com a obra evangelizadora, deixando-nos encontrar, saindo ao encontro do outro e promovendo a cultura do encontro”, diz um trecho do Texto-Base. (Fonte: CNBB)
TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto
ARTE
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil