Comissão de Liturgia do Regional Sul 1 promove encontro em São José do Rio Preto

O bispo auxiliar de São Carlos e referencial para a Liturgia no Regional Sul 1 da CNBB, Dom Eduardo Malaspina, se encontrou com lideranças do segmento no dia 8 de novembro. Em reunião realizada nas dependências do Serviço Social São Judas Tadeu, estiveram presentes representantes das Dioceses do sub-regional Ribeirão Preto 2 (que reúne as Igrejas Particulares de Jales, Barretos, Votuporanga, Catanduva e São José do Rio Preto).

Ainda no período da manhã, na primeira etapa da programação, a Comissão Estadual se reuniu de forma híbrida; igualmente alinhando os pontos da pauta desenvolvida à tarde. Já no grupo ampliado, a partilha das realidades foi o ponto central das discussões. A exposição da visita ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, durante a Visita Ad Limina Apostolorum, realizada em setembro, também figurou no programa.

Apontamentos
As lideranças, durante a partilha das atividades, apontaram para a necessidade de descentralização das ações. Representantes das Dioceses de São José do Rio Preto e de Votuporanga partilharam os esforços para a constituição do Diretório dos Sacramentos. A iniciativa de Jales, voltada à criação e formação dedicada aos Corais Diocesanos, foi elogiada (em muito, também, quando se considera a meta futura de criação de um “hinário” para aquela Igreja Particular). Informações também deram conta da constituição de Comissões de Artes Sacras. A Diocese de Barretos alinhou as ações ao Jubileu de Ouro que será celebrado. Catanduva tem retomado os trabalhos, nesse retorno das atividades pós pandemia, a partir de uma nova coordenação. O bispo de Votuporanga, Dom Moacir Aparecido de Freitas, igualmente contribuiu com suas impressões acerca da caminhada litúrgica no sub-regional RP 2.

Saiba mais
A REDEVIDA de Televisão acompanhou o encontro. Confira a matéria da jornalista Rosana Carvalho a partir do link apresentado na sequência.

 

TEXTO | FOTOS  
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

Colaboração
Seminarista Pedro Sant’Ana

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.