Comissão Episcopal incentiva a participação da juventude em eventos

Comissão Episcopal incentiva a participação da juventude em eventos

20/05/2022 Off Por SEDICOM

A Jornada Mundial da Juventude e o encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil estiveram em destaque na reunião da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. O diálogo, realizado entre os dias 19 e 20 de maio, aconteceu no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus Pio XI do UNISAL. Dom Antônio Emidio Vilar, sdb, participou da reunião. O religioso é o bispo referencial para o segmento representando o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Comunhão

O Papa, hoje São João Paulo II, celebrou o Ano Internacional da Juventude, em Roma, em 1985. Considerado o sucesso da iniciativa, já em 1986, igualmente na capital italiana, aconteceu a Jornada que reuniu jovens de todo o mundo. Lisboa sediará a 16ª edição do encontro entre os dias 1º e 6 de agosto de 2022. O evento contará com 13 patronos (entre eles o próprio idealizador da ação). Vale recordar que o Rio de Janeiro, em 2013, sediou a Jornada Mundial da Juventude (a primeira do pontificado do Papa Francisco).

Participação

Entre os dias 17 e 19 de junho, a Arquidiocese de Niterói vai acolher jovens e assessores na terceira edição do Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil no Brasil. Segundo matéria publicada no portal Jovens Conectados (jovensconectados.org.br), as inscrições para o encontro estão abertas. “Elas devem ser feitas via Setor Diocesano de Juventude, conforme vagas disponibilizadas ou pelos responsáveis nacionais das expressões juvenis. Toda a juventude é convida a contribuir com suas opiniões, presença e orações”, encorajaram os organizadores.

Missão

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil conta com a presidência do bispo de Valença, Dom Nelson Francelino. Dom Antonio de Assis (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém) e Dom Amilton Manoel (Bispo de Guarapuava) são membros da Comissão. A irmã Valéria Leal é a assessora nacional da juventude.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

Com informações e fotos de Dom Antonio Emílio Vilar, sdb

Compartilhe: