Como está sua fé?

Quando perguntamos como está a sua fé, estamos perguntando como está sua vida, como está seu coração, como está você como pessoa, como ser humano, como cristão. (Foto: pixabay.com)

A vida não é fácil pra ninguém, mas para quem tem fé ela é bem menos complicada. Por exemplo, toda pessoa em algum momento da vida vai se perguntar: Por que eu nasci? Qual o sentido do sofrimento? Como viver o dia a dia? O que é essencial ou secundário? O que é certo ou errado?

Na realidade são poucas as questões fundamentais: Por que eu nasci, o que acontece depois da morte e o que fazer no dia a dia entre o berço e o túmulo. Para nós que cremos essas questões são claras e definidas. Nenhum ser humano nasceu por um acaso ou acidente, mas todos fomos planejados por Deus, desejados, amados e criados por Deus. Quanto ao sentido do final da existência a resposta é simples e direta: o final da nossa existência é o céu, a vida eterna. Porém, é inútil querer entender e explicar com palavras humanas como será o céu. Simplesmente cremos. O dom da fé exige de nós uma boa dose de humildade, inclusive humildade intelectual. O orgulho intelectual do homem moderno é um dos empecilhos da fé.

Quem não acolhe e não cultiva o dom da fé, caminha na vida sem rumo exatamente como um andarilho de beira de estrada: caminha o dia inteiro de lugar nenhum para lugar algum! Logo ele vai se cansar de caminhar e desanimar. Quando a maturidade, a velhice e a morte vão se aproximando, ele cai no desespero.

Quanto à questão sobre como conduzir a vida, a resposta para quem tem fé é também muito simples, podendo ser resumida numa frase: Fazer o bem é o que dá sentido à vida de alguém! Para nós cristãos o que preenche o nosso dia a dia é combater o bom combate em todas e quaisquer circunstâncias, isto é, seguir Jesus que “passou fazendo o bem” (Atos 10,38).

Não existe aparelho humano capaz de medir com precisão a fé. Assemelha-se à maturidade. Percebemos que amadurecemos lentamente com o passar dos anos, mas, é muito difícil medir com exatidão a nossa maturidade. Todos amadurecemos em muitos pontos e temos sempre algumas imaturidades ainda por resolver.

Quando perguntamos como está a sua fé, estamos perguntando como está sua vida, como está seu coração, como está você como pessoa, como ser humano, como cristão. A fé vai mostrar-se no modo concreto como você vive dentro das quatro paredes da sua casa. Se tem amor ou é uma pessoa egoísta. A fé se manifestará na sua vida profissional que, às vezes, é um ambiente pesado e hostil, e você manterá ali o bom humor e o esforço de ser luz ajudando a todos os que estão ao seu redor: bons e maus! A sua fé, ou a falta dela, se manifesta também no anonimato da internet. Os cristãos não devem se esquecer que na internet, no outro lado da tela, estão pessoas reais em carne e osso (e com sentimentos), que são seus irmãos e irmãs, aos quais Jesus ordena que você os ame como Ele os amou.

Uma das coisas mais exigentes do cristianismo é termos que ser bons e fazer o bem para quem “não” merece a nossa bondade. A verdadeira bondade é sempre gratuita e ela não espera pagamentos ou recompensas, nem mesmo afetivas.

Se você vive angustiado e enrolado perguntando-se sobre o sentido da sua vida, trocando os pés pelas mãos, tomando decisões erradas, afundando na ansiedade ou tristeza diante dos muitos problemas, etc., isso pode ser por dois motivos: falta de fé ou falta do que fazer. Tome a decisão de buscar a Deus e saia da sua preguiça e egoísmo, comece a ajudar toda pessoa que cruzar o seu caminho que, lhe garanto, você vai ser a pessoa mais feliz desse mundo. Faça o teste.

Artigo escrito por Dom Frei Rubens Sevilha, Bispo Diocesano de Bauru

Fonte: CNBB Regional Sul 1

Deixe um comentário