Conselho de Formação dos Seminários se reúne com Dom Vilar

O bispo diocesano é, por excelência, o primeiro responsável pela formação dos seminaristas. Sabedor desse compromisso, Dom Vilar, sdb, chama para si a responsabilidade, mas o faz a partir de método que tem sido a marca de seu episcopado: vivendo a colegialidade.

Na tarde de terça-feira, 10 de maio, o religioso se reuniu no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus com aqueles que, de alguma forma, estão associados à formação integral dos vocacionados, candidatos às Ordens Sacras, diáconos e padres.

Orientações

Destacando a necessidade de se pensar as várias fases da caminhada, Dom Vilar sublinhou que todo o processo passa pela atuação de uma equipe engajada e por um plano de atuação em cada Dimensão da formação. O bispo igualmente recordou a necessidade de que as ações estejam apoiadas nos documentos da Igreja; entre eles, a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (“O dom da vocação presbiteral”, da Congregação para o Clero) e As diretrizes para a formação dos presbíteros no Brasil (Documento 110 da Conferência Nacional dos Bispos).

Composição

Além do reitor e vice do Seminário Maior, padres Leonel Brabo e José Luís de Albuquerque, participaram do encontro os padres José Irineu Vendrami (reitor do Seminário Propedêutico), Anderson Alves Campos (Pastoral Vocacional), Luciano Lídio da Silva (Dimensão Espiritual), Luiz Caputo (Dimensão Pastoral), Ronaldo José Miguel (Dimensão Intelectual), Rafael Rodrigo Domingos de Oliveira (Diaconato Permanente) e Marcos Figueira da Silva (Formação Permanente do Clero). O psicólogo Serginho Valle igualmente participou do diálogo (a partir da Dimensão Humano-Afetiva). “Esse grupo deve ser a expressão da sinodalidade e da colegialidade”, concluiu o bispo diocesano.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.