As ações pastorais realizadas na Diocese de São José do Rio Preto, considerada a variedade de propostas, fazem aumentar uma certeza: todas precisam ser bem divulgadas para que alcancem ainda mais pessoas (em especial aquelas que estão afastadas da caminhada da Igreja). Com esse pensamento, mas também com o objetivo de conhecer a estrutura à disposição, o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, visitou as dependências da Rádio Interativa FM. O diretor técnico, Maurício Martins, recepcionou o presbítero.
Informado sobre a grade de programação, o quadro de funcionários e o alcance do sinal, o religioso teve a dimensão da importância do veículo no contexto do Sistema Diocesano de Comunicação (igualmente composto pelo portal e pelo jornal; que durante a pandemia não está sendo impresso).
Visualizando a atualização da grade de programação, anseio sublinhado por Maurício, o padre Caputo disse concordar com a necessidade de contar com o apoio de um padre para orientar as propostas de mudança e, também, para fortalecer a Fundação Mater Ecclesiae (com quem o coordenador pretende se reunir em breve para agradecer a atuação).
Em futuro próximo, ainda a partir da visita, algumas metas foram colocadas em pauta: a estruturação de estúdio de gravação (mediante a aquisição de equipamentos), a constituição da “casa da comunicação” (agregando, em um mesmo local, a redação do jornal e do portal) e as adaptações necessárias para o pleno funcionamento da estrutura da antena que leva o sinal da Rádio Interativa FM para toda a região. “Não podemos pensar o trabalho pastoral sem o suporte da comunicação; que divulga aquilo que se pretende realizar e apresenta os resultados daquilo que tem sido possível fazer. Essa estrutura precisa estar, cada vez mais, à disposição dos irmãos padres, das Comunidades e do Povo de Deus”, concluiu o padre Luiz Caputo.
TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral