Coordenadores avaliam visitas às Regiões Pastorais

Quando da chegada de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, ao Noroeste Paulista, no mês de março, uma ação fora alinhada para possibilitar que o bispo de São José do Rio Preto pudesse conhecer melhor a Diocese: visitas às Regiões Pastorais. Nos últimos meses foram sete encontros; alcançando quase a totalidade dos padres e grande número de fiéis.

Na sexta-feira, 16 de setembro, na residência episcopal, o religioso recebeu os coordenadores das regiões visitadas e o padre Alexandre Marques de Andrade; representando a região Beato Padre Mariano; que foi desmembrada na recém criada Região Monsenhor Ângelo Angioni (um dos mais expressivos frutos do diálogo estabelecido nas diversas localidades).

Resultados positivos
Os coordenadores sublinharam que as visitas às Regiões Pastorais favoreceram a proximidade do bispo com os diocesanos. Os padres, segundo eles, também se sentiram acolhidos e incentivados.

A experiência foi, igualmente, o resgate de prática bastante comum na Igreja Diocesana nos últimos anos: a do encontro do “pastor” com suas “ovelhas” na realidade em que elas estão inseridas. Nesse contexto, Dom Vilar anunciou que em 3 anos pretende visitar todas as Paróquias da Diocese de São José do Rio Preto. Para 2023 já estão previstas 21 visitas. Na ocasião, o religioso estará nas Comunidades durante 3 dias. Será a oportunidade para conviver com o padre e rezar com os paroquianos. Uma Comissão, de forma prévia, organizará a visita (levantando dados pastorais, consultando os livros de atas e de registros, por exemplo).

Ainda acerca dos aspectos verificados durante a interação, a Diocese de São José do Rio Preto se apresenta bastante “heterogênea”: as características regionais se apresentam bastante diversas. Nem mesmo os “núcleos” dispostos na cidade sede se assemelham. Todos guardam características próprias e desafios a serem enfrentados. Talvez, em comum, com menor ou maior intensidade, as consequências da pandemia e o ritmo variado de retorno às atividades comunitárias presenciais.

Incentivo
Além de revisitar as conclusões da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023, as visitas às Regiões Pastorais deram início a um processo de animação das Redes de Comunidades que, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, propostas pela CNBB, assumirão a dinâmica das Comunidades Eclesiais Missionárias. Já está previsto para o dia 9 de outubro, na Paróquia Divino Espírito Santo, em São José do Rio Preto, uma grande concentração de lideranças do segmento.

A reunião dos coordenadores de regiões contou com a participação do vigário geral da Diocese, padre Edvaldo Calazans, e do coordenador de pastoral, padre Luiz Caputo.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.