Cúria Diocesana

A Cúria é a instituição diocesana constituída por organismos e pessoas que tem por finalidade ajudar o Bispo diocesano no pastoreio da Diocese, principalmente na condução da ação pastoral, na gestão administrativa e na execução do poder judiciário (cf. Cân. 469).

Cabe ao Bispo diocesano fazer a nomeação das pessoas que exercerão ofícios na Cúria diocesana. Segundo o cânon 471 do Código de Direito Canônico, os que por ele forem nomeados devem:

  1. Prometer que cumprirão fielmente o encargo, segundo o modo determinado pelo direito ou pelo Bispo;
  2. Guardar segredo, dentro dos limites e segundo o modo determinado pelo direito ou pelo Bispo;

 

A Cúria Diocesana de São José do Rio Preto é consagrada ao Imaculado Coração de Maria, padroeiro da Diocese, e está localizada na Rua Delegado Pinto de Toledo, nº 2160, bairro Boa Vista (CEP 15025-075), em São José do Rio Preto. O telefone para contato é 17 2136-8699 (recepção).

Conheça os responsáveis pelas principais funções dentro da Cúria Diocesana Imaculado Coração de Maria:

 

Chancelaria: Pe. Julio Cesar Sanches Lázaro (chanceler)

O chanceler tem por função principal, cuidar que os atos da Cúria sejam regidos e despachados, bem como guardados no arquivo da instituição.

 

Vigário Geral: Pe. Edvaldo Rosário Calazans

O vigário geral é o sacerdote nomeado pelo Bispo diocesano para o ajudar no governo da Diocese. “Em virtude de seu ofício, compete ao vigário geral, na Diocese toda, o poder executivo que, por direito, pertence ao Bispo diocesano, para praticar todos os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si, ou que, pelo direito, requeiram mandato especial ao Bispo.” (Cân. 479, § 1)

 

Secretariado de Pastoral: Pe. Luiz Donizete Caputo (coordenador diocesano de pastoral) e Irmã Rosângela Aparecida Fontoura (secretária de pastoral)

O Secretariado de Pastoral é o setor responsável por dinamizar as atividades pastorais da Diocese em parceria com o Bispo diocesano e o Conselho Diocesano de Pastoral.

 

Economato: Pe. Rafael Henrique dos Santos (ecônomo)

O ecônomo diocesano, em sintonia com o CAE (Conselho Administrativo e Econômico) tem por serviço administrar os bens da Diocese e controlar todas as receitas e despesas, de forma a respeitar a lisura de todos os processos econômico e administrativos.

 

Contabilidade e Recursos Humanos

Indispensável em qualquer instituição, é a repartição na qual se desenvolvem as atividades contábeis da própria Cúria e de toda a Diocese, segundo a legislação civil, e também se resolvem questões relacionadas ao quadro de funcionários sob responsabilidade do Bispado, tanto da Cúria como das paróquias e outros órgãos diocesanos.

 

Comunicação: Pe. Paulo Henrique de Castro (assessor do Sedicom)

 


“Vigário Geral” – Segundo o Código de Direito Canônico, o Vigário geral é constituído para auxiliar na administração da Diocese, cuja função está prevista no Cânone 475, que tem o seguinte teor: Cân. 475 § 1. Em cada diocese deve ser constituído pelo Bispo diocesano o Vigário geral que, com poder ordinário, de acordo com os cânones seguintes, o ajude no governo de toda a diocese –
Responsável: Padre Calazans


“Chanceler” – É a repartição que põe chancela em registros, livros de batizados, casamentos, crismas e nomeações, emitindo, também, em nome do Bispo, documentos de valor jurídico e canônico que devem ser acatados por todos os fiéis. — Segundo o Código de Direito Canônico, o Chanceler é um cargo necessário à administração da Diocese, cuja função está prevista no Cânone 482, que tem o seguinte teor: Cân. 482 § 1. Em toda a cúria constitua-se um chanceler, cujo ofício principal, salvo determinação diversa do direito particular, é cuidar que os atos da cúria sejam redigidos e despachados, bem como sejam guardados no arquivo da cúria –
Responsável: Padre Júlio César Sanches Lázaro
E-mail: chancelaria@bispado.org.br


“Secretariado de Pastoral” – Responsável por dinamizar as atividades pastorais da Diocese em parceira com o Conselho Diocesano de Pastoral –
Responsável: Padre Luiz Donizeti Caputo
E-mail: secretaria.pastoral@bispado.org.br


“Comunicação” – Tem a missão de dinamizar as informações no site diocesano e estabelecer uma evangelização eficaz nos meios de comunicação social.

Responsável: Marcos Perussi

E-mail: marcos.perussi@bispado.org.br


“Economato” –  –
Responsável: Pe. Mario Ustaszewski

 


“Contabilidade e Recursos Humanos” – Repartição onde  – 
Responsáveis: Mauro Basilio Trevizam
Email: mauro.trevizam@bispado.org.br

Assistentes Contábeis:
Mateus Mattos   – Email:  mateus@bispado.org.br
Cristina Malvezi –  Email:  cristina@bispado.org.br


Departamento Pessoal:  Rosângela Barbieri Pellá
Email: dp@bispado.org.br


 

Equipe de Colaboradores da Cúria Diocesana

Padre Calazans

Vigário Geral

Padre Júlio

Chancelaria

“Chanceler” – É a repartição que põe chancela em registros, livros de batizados, casamentos, crismas e nomeações.

Padre Luiz Donizeti Caputo

Coordenador de Pastoral

“Coordenador de Pastoral” – Responsável por dinamizar as atividades pastorais da Diocese em parceira com o Conselho Diocesano de Pastoral.

Marcos Perussi

Comunicação

“Comunicação” – Tem a missão de dinamizar as informações no site diocesano e estabelecer uma evangelização eficaz nos meios de comunicação.

sem foto

Padre Mário

Ecônomo

“Economato” – É o setor encarregado de administrar os bens da Diocese e de controlar todas as receitas e despesas.

sem foto

Mauro Trevizam

Contador

“Contabilidade” – Repartição onde se desenvolvem as atividades contábeis, segundo a legislação civil.

sem foto

Cristina Malvezi

Auxiliar Contábil

“Contabilidade” – Repartição onde se desenvolvem as atividades contábeis, segundo a legislação civil.

sem foto

Rosângela Pellá

Departamento Pessoal

"Recursos Humanos" Setor que dirige questões relacionadas ao quadro de funcionários sob responsabilidade da Mitra Diocesana.

Dr. Flávio

Advogado
sem foto

Marcos Bueno

Portaria
sem foto

Silvio Del’Arco

Tesouraria

Talita da Silveira Julio

Secretária da Cúria Diocesana

Aonde Estamos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

82  +    =  85