Curso para Agentes do Dízimo conta com mais de 150 participantes

Curso para Agentes do Dízimo conta com mais de 150 participantes

18/09/2022 Off Por SEDICOM

Durante o mês de julho, tradicionalmente dedicado à animação do Dízimo, a Equipe Diocesana realizou encontros de formação em todas as Regiões Pastorais. Nesses encontros, os fiéis apontaram a formação como uma necessidade. Atentos aos indicativos, o assessor do segmento, padre José Eduardo Andreazzi Vitoreti, e o coordenador, Nathan Menezes, incentivaram a criação do “Curso para Agentes do Dízimo (CADIZ)”.

Na quarta-feira, 14 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, aconteceu o primeiro dos seis encontros mensais previstos. Mais de 150 agentes de Comunidades da Diocese de São José do Rio Preto estão inscritos na iniciativa.

“Caminhamos pela luz de Deus”
A abertura do CADIZ contou com a animação da irmã Rosangela Fontoura. Na etapa inicial, os diocesanos foram chamados a circular livremente pelo salão. Na sequência, dois a dois, tiveram início as trocas de experiências. Logo as duplas foram ampliadas e, ao final, pequenos grupos estavam constituídos e conversando sobre a realidade do Dízimo em cada Paróquia.

O bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, participou da dinâmica. Igualmente portanto uma vela acesa no Círio Pascal, o religioso garantiu sua proximidade e apoio ao tomar para si o “cheiro das ovelhas”. Em sua fala de incentivo, o epíscopo sublinhou a mística do Dízimo; que passa por uma conversão pastoral. “Que vocês possam multiplicar esse conhecimento junto à grande família que é a Igreja”, completou Dom Vilar.

O coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, também participou da abertura do CADIZ. O presbítero foi o primeiro coordenador do Dízimo na Igreja Particular de São José do Rio Preto. “Ser dizimista é uma conversão que nos faz nos sentirmos mais Igreja”, disse.

Partilha
Coube ao padre José Eduardo Vitoreti a coordenação do primeiro módulo. O presbítero recordou que o Dízimo não pode ser apenas um indicador de finanças, mas um caminho para adesão livre e autêntica dos fiéis que querem responder positivamente ao chamado que Deus apresenta em sua Palavra. “Nós queremos, com esses encontros, formar uma grande família. Essa família tem que ser muito feliz. Que evangeliza nas Comunidades”, completou o assessor da Pastoral Diocesana.

Deolinda Esteves Ribeiro Pacheco, 79 anos, veio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Monte Aprazível, para participar do primeiro encontro do Curso. “Estou na Pastoral do Dízimo há mais de 20 anos. Sou muito feliz”, testemunhou a simpática senhora uniformizada com camiseta que materializa a sua confiança na partilha como promotora de bênçãos.

Informações
O Curso para Agentes do Dízimo, em sua primeira edição, está estruturado em 6 módulos. Mensais, as atividades seguirão até fevereiro de 2023. “Necessitamos conhecer e estudar para melhor evangelizar. O Curso visa proporcionar aos Agentes da Pastoral do Dízimo uma formação integral: espiritual, bíblico-teológico, humana (incluindo elementos de relações interpessoais e de comunicação)”, garantem os organizadores. No próximo módulo, dia 19 de outubro, o padre Hallison Parro apresentará o Dízimo nas Sagradas Escrituras. Informações: 17. 9 8166.4168.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

Compartilhe: