Dia Mundial das Comunicações Sociais: “escutar com o ouvido do coração”

Ainda na década de 60 (mais precisamente no dia 4 de dezembro de 1966), o mundo recebia o Decreto Inter Mirifica; um dos primeiros frutos do Concílio Vaticano II. A publicação do documento materializou a importância que a Igreja sempre creditou aos meios de comunicação social. “Estes meios, retamente utilizados, prestam ajuda valiosa ao gênero humano”, destacou a publicação.

Compromisso

A Pastoral da Comunicação da Diocese de São José do Rio Preto, ao celebrar a 56ª edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais (definido pelo Decreto Inter Mirifica para acontecer no Domingo da Ascensão do Senhor), disponibilizou artes que destacam o tema da mensagem do Papa Francisco para a ocasião: Escutar com o ouvido do coração”. A meta, ao incentivar o compartilhamento das criações, é a popularização dos pensamentos do Santo Padre acerca do tema. “a escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Não se comunica se primeiro não se escutou, nem se faz bom jornalismo sem a capacidade de escutar”, escreveu Francisco.

Atuação

Ainda nesse contexto, está igualmente em curso o Censo Diocesano da Comunicação. A sondagem visa aproximar pessoas, enriquecer o diálogo e fomentar o treinamento das lideranças. O preenchimento do formulário se dará eletronicamente, a partir de link encaminhado aos padres.

Adequação

Outro tema em pauta é a Lei Geral de Proteção de Dados. A LGPD oferece regramento para o trato e trânsito das informações. Placas indicativas foram distribuídas às paróquias. Também está prevista palestra, dia 8 de junho, às oito da noite, com a advogada Michelle Magri. O encontro será transmitido a partir das Redes Sociais da Diocese.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

ARTES
Fabiano Tane
Coordenador da Pastoral da Comunicação
da Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.