Dia Mundial das Comunicações Sociais: “escutar com o ouvido do coração”

Dia Mundial das Comunicações Sociais: “escutar com o ouvido do coração”

27/05/2022 Off Por SEDICOM

Ainda na década de 60 (mais precisamente no dia 4 de dezembro de 1966), o mundo recebia o Decreto Inter Mirifica; um dos primeiros frutos do Concílio Vaticano II. A publicação do documento materializou a importância que a Igreja sempre creditou aos meios de comunicação social. “Estes meios, retamente utilizados, prestam ajuda valiosa ao gênero humano”, destacou a publicação.

Compromisso

A Pastoral da Comunicação da Diocese de São José do Rio Preto, ao celebrar a 56ª edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais (definido pelo Decreto Inter Mirifica para acontecer no Domingo da Ascensão do Senhor), disponibilizou artes que destacam o tema da mensagem do Papa Francisco para a ocasião: Escutar com o ouvido do coração”. A meta, ao incentivar o compartilhamento das criações, é a popularização dos pensamentos do Santo Padre acerca do tema. “a escuta é o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação. Não se comunica se primeiro não se escutou, nem se faz bom jornalismo sem a capacidade de escutar”, escreveu Francisco.

Atuação

Ainda nesse contexto, está igualmente em curso o Censo Diocesano da Comunicação. A sondagem visa aproximar pessoas, enriquecer o diálogo e fomentar o treinamento das lideranças. O preenchimento do formulário se dará eletronicamente, a partir de link encaminhado aos padres.

Adequação

Outro tema em pauta é a Lei Geral de Proteção de Dados. A LGPD oferece regramento para o trato e trânsito das informações. Placas indicativas foram distribuídas às paróquias. Também está prevista palestra, dia 8 de junho, às oito da noite, com a advogada Michelle Magri. O encontro será transmitido a partir das Redes Sociais da Diocese.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

ARTES
Fabiano Tane
Coordenador da Pastoral da Comunicação
da Diocese de São José do Rio Preto

Compartilhe: