Dia Mundial do Pobre: Missa, almoço solidário e ações de cidadania

Fruto do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco em 2016, alcança a sua 6ª edição. “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9) é a motivação bíblica escolhida pelo Pontífice para nortear as reflexões. No Brasil, a Conferência dos Bispos assumiu o tema “Dai-lhes vós mesmos de comer!”.

Atenta a esse chamado, a Diocese de São José do Rio Preto organizou uma série de atividades; sendo a Missa presidida por Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, o “ponto alto” de toda a programação a ser realizada no domingo, 13 de novembro. “Nós, diante dos apelos dos irmãos pobres, podemos, como Cristãos, ser solidários com eles. Queremos convidar a todos, nesse dia, a nos unirmos nessa oração e nesse compromisso”, disse o religioso. A Prefeitura de São José do Rio Preto, a Vara da Infância e Juventude e o Sistema de Justiça realizarão um mutirão para atendimento às pessoas em situação de rua. Emissão de documentos, consultas a benefícios do INSS, pronto atendimento psicológico, orientação jurídica, consultório de rua e atividades restaurativas de inclusão são alguns dos serviços que serão oferecidos.

Testemunho
A Diocese de São José do Rio Preto conta com os trabalhos da Pastoral do Povo em Situação de Rua. Os voluntários, assessorados pelo padre Ernesto Pedro Rosa, da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, oferecerão banho solidário, atendimento aos animais de estimação, a estrutura da lavanderia solidária, além de almoço a ser servido à população em Situação de Rua.

Merece destaque que a Pastoral do Povo em Situação de Rua mantém o atendimento de forma sistematizada e, já há alguns anos, atua junto aos irmãos fragilizados oferecendo encaminhamento, por exemplo, às clínicas para a reabilitação e a superação de vícios.

Profetismo

“Neste contexto tão desfavorável, situa-se o VI Dia Mundial dos Pobres, com o convite – tomado do apóstolo Paulo – a manter o olhar fixo em Jesus, que, ‘sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza’ (2 Cor 8, 9)”, escreveu o Santo Padre em sua mensagem para a ocasião. “No caso dos pobres, não servem retóricas, mas arregaçar as mangas e pôr em prática a fé através dum envolvimento direto, que não pode ser delegado a ninguém”, concluiu o Pontífice.

A mensagem para o Dia Mundial dos Pobres e a programação do próximo dia 13 de novembro estão disponíveis na sequência.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto