Caríssimas catequistas, caríssimos catequistas, graça e paz do Senhor Jesus!
Dia Nacional do Catequista. Dia daquelas e daqueles que fazem ressoar no ouvido, no coração e na alma de cada catequisando a Palavra de Deus, a Pessoa de Jesus Cristo, a Santíssima Trindade seja ele idoso, adulto, jovem, adolescente ou criança. O catequista é aquela pessoa que primeiro deixou-se afetar pelo chamado, fez-se comunidade com nosso irmão mais velho Jesus Cristo, conviveu com os irmãos e irmãs nas comunidades paroquiais, nas capelas, passou por vários processos e foi enviado em missão.
A catequista e o catequista são os transmissores da fé, assim como foram nossos pais e mães na fé no início do cristianismo. É o que faz este ministério tão antigo. Contudo, nunca deixam de ser discípulos, nunca deixam de aprender do Mestre. Por isso que o nosso Dia Nacional do Catequista, neste 3º Ano Vocacional no Brasil, quer ajudar a cada uma e cada um a revisitar sua iniciação à vida cristã à luz dos ritos para que a identidade do catequista não se perca do essencial e da proposta da Igreja no Brasil e de nossa diocese.
Que durante este encontro vocês possam olhar para as centenas de catequistas que ali se encontram e que formam junto com nosso bispo diocesano e a equipe de coordenação um corpo do qual somos membros e precisamos continuar ligados a este corpo, pois nós não podemos ser autorreferenciais. Nossa referência é Jesus Cristo, anunciado através de nossa Igreja Local que cada vez mais deseja ser sinodal, samaritana, madalena e mariana.
Parabéns a todas e todos pela vocação dos fiéis cristãos leigos e leigas, pela vocação de catequistas e por mais uma vez renovarem o sim da missão e fortalecer a identidade de catequista em nossa diocese de São José do Rio Preto.
Não estarei com vocês por se encontrar em missão na Diocese de Cruzeiro do Sul no Acre. Neste dia 27, domingo, estarei na cidade Marechal Thaumaturgo-AC divisa com o Peru. Porém em comunhão e em oração permanente com vocês e por vocês da diocese de São José do Rio Preto e com as catequistas e catequistas da Diocese de Cruzeiro do Sul onde me encontro nestes dias. Abraços de fraternura e que Maria a primeira discípula e primeira cristã continue sendo companheira de caminhada pelas estradas da vida.
Pe. Edvaldo Calazans
Assessor Diocesano da Pastoral da Catequese