Diocese de São José do Rio Preto acolhe seu novo bispo

Mensagem de Dom Antônio Emídio Vilar.


Dia 19 de março, às nove horas, em Missa na Catedral, dom Antônio Emídio Vilar tomará posse como 6º Bispo da Diocese de São José do Rio Preto. Na manhã dessa quarta-feira, 19 de janeiro, a Nunciatura Apostólica comunicou a escolha do Papa Francisco; transferindo o epíscopo da Diocese de São João da Boa Vista. O arcebispo de Ribeirão Preto e administrador apostólico local, dom Moacir Silva, conversou com a imprensa em coletiva realizada da Cúria Diocesana. “Agradeço o Santo Padre pela sua solicitude para com toda a Igreja, mas, nesse caso, pela sua solicitude com a Igreja Particular de São José do Rio Preto.

Mensagem
Dom Antônio Emídio Vilar enviou mensagem ao Povo de Deus por ocasião de sua nomeação. “À Diocese de São José do Rio Preto que caminha para o seu centenário, envio minha saudação paternal e bênção apostólica. Quero conhecer mais e mais sua história, seus personagens e suas expressões eclesiais. Espero vê-los, ouvi-los, abraçá-los e caminhar junto com todos vocês. Uno-me à caminhada feita e quero me aventurar a perscrutar os caminhos do Senhor em espírito sinodal, com vocês, todos abertos ao Espírito que nos encanta sempre, pois Ele faz novas todas as coisas”, escreveu o religioso.

O bispo nomeado dedicou, também, uma palavra de gratidão ao arcebispo de Ribeirão Preto. “Caríssimo Dom Moacir Silva, ao aceitar a minha nomeação como bispo da Diocese de São José do Rio Preto, sou-lhe grato por seu pastoreio como administrador apostólico nesse tempo de ‘sede vacante’. Agradeço sua acolhida e amizade para comigo, seu zelo paterno com o clero e sua animação sinodal com o povo, animado de vivo discernimento, repleto de sabedoria”, disse.

Desafios
Considerando a realidade diocesana, dom Vilar encontrará no Noroeste Paulista um terreno fértil para exercer seu Ministério. “Nós somos plantação de Deus. Ao plantar, cultivar e colher damos graças a Deus pelos operários que nos precederam, em especial pelos nossos pastores que deixaram seu legado cada um: Dom Lafayette Libânio, Dom José de Aquino Pereira, Dom Orani João Tempesta, Dom Paulo Mendes Peixoto e Dom Tomé Ferreira da Silva. Ao Bom Pastor eu peço que me guie em meu lema: ‘a vida pelas ovelhas’. Que Ele me dê luzes e forças, coragem e audácia para a missão de uma Igreja em saída, uma Igreja comunhão, uma Igreja sinodal: com ministros, consagrados, fiéis leigos, jovens e crianças. Para isso, peço ao Senhor da Messe que envie operários para a sua Messe, no sacerdócio e na vida consagrada, nos ministérios leigos, nas pastorais e serviços”, concluiu dom Vilar.

Sobre dom Vilar
Atualmente Bispo da Diocese de São João da Boa Vista-SP
Nascido: 14 de Novembro de 1957 em Minas Gerais, Guardinha-São Sebastião do Paraíso
Ordenado Padre: 09 de Agosto de 1986 em Batatais-SP
Ordenado Bispo: 27 de Setembro de 2008 em Bom Retiro-SP.
Posse em São João: 20 de Novembro de 2016
Lema Episcopal: “Animan pro Ovibus” (A vida pelas ovelhas – Jo 10,11)

Fonte: Diocese de São João da Boa Vista

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Equipe de
Coordenação de Pastoral