Diocese de São José do Rio Preto oferece orientações para a Semana Santa

Se aproxima a Semana Maior do ano litúrgico: a partir do Domingo de Ramos (recordando a entrada de Jesus em Jerusalém), o Povo de Deus celebrará o mistério da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor.

Considerando, no contexto da Semana Santa, a retomada das atividades presenciais (Celebrações, procissões, ações litúrgicas e as de piedade popular), a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos ofereceu Nota. É a partir do documento que a Diocese de São José do Rio Preto oferece algumas orientações.

Uma delas, por exemplo, diz respeito à Sexta-feira Santa. “A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em nota, nos recorda que ‘em circunstâncias excepcionais, o Ordinário pode autorizar ou determinar uma intenção especial’ (Missal Romano, p. 255, n. 12). Portanto, nosso Bispo Diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, assim procedeu e elaborou três intenções: pelo fim da pandemia, pela paz na Ucrânia e todos os países em guerra, e pelo próximo Sínodo”, escreveu o mestre de cerimônias da Diocese de São José do Rio Preto, padre Alexandre Ferreira dos Santos. O documento é, igualmente, assinado pelo bispo diocesano, Dom Vilar.

Acompanhe, na sequência, as orientações para a Semana Santa 2022:

 

TEXTO | FOTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Serviço Social São Judas Tadeu