Diocese de São José do Rio Preto promove a abertura da Campanha da Fraternidade 2022

Piedade, ó Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vós”. O apelo dos Diocesanos, vindo do Salmo 50, dá a dimensão do tempo que a Igreja passa a viver a partir dessa Quarta-feira de Cinzas: a Quaresma se apresenta como ocasião para a oração, o jejum e a prática de obras de caridade que pavimentam o caminho rumo à ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Esses três gestos nos humanizam e apresentam-se como alternativas privilegiadas, não um peso”, disse o vigário geral da Diocese de São José do Rio Preto, padre Edvaldo Calazans. “A oração é uma mão estendida para o Divino. É colocar-se em sintonia com Deus. É deixar que Ele revele a sua paternidade. (…) Fazer jejum só tem sentido quando brota da sensibilidade e conduz à partilha”, completou o presidente da Celebração.

Comunhão

Ainda durante a Missa, na Catedral de São José, foi aberta a Campanha da Fraternidade 2022. A iniciativa, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tem como tema “Fraternidade e educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Segundo o padre Calazans, é “indispensável a relação entre fraternidade e educação”. O presbítero também destacou a inspiração do Papa Francisco ao propor um pacto educativo global que visa uma educação humanizada a partir de 7 compromissos. “Educar é construir a verdadeira fraternidade alicerçada na justiça e na paz. A Quaresma é um tempo privilegiado para reeducar todo o ser”, garantiu o vigário geral.

Durante a Celebração foi reiterado o apelo pela paz na Ucrânia. Mais uma vez foi indicado o jejum e a oração por aquele país; como convocado pelo Santo Padre.

Participação

Além do grande número de Diocesanos, a Catedral também recebeu educadores e educandos. Em destaque os da escola Maria Peregrina; que oferece, em São José do Rio Preto, um modelo inovador que busca “inquietar pela educação”.

Entre as autoridades presentes, estava o presidente da Câmara local, vereador Pedro Roberto Gomes; que será o anfitrião de evento a ser realizado no dia 9 de março, a partir das sete da noite, para destacar a Campanha da Fraternidade 2022 para toda a Região Metropolitana de São José do Rio Preto (composta por 37 municípios).

Missão
O padre Rafael Henrique dos Santos, que é o animador da Campanha da Fraternidade na Diocese, externou sua gratidão pelo incentivo das lideranças na promoção da iniciativa no noroeste paulista.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Agora, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário (fonte: www.campanhas.cnbb.org.br). “A Campanha desse ano irá colher bons frutos por um tema muito oportuno. Queremos criar caminhos, pautados pela escuta ao Espírito Santo”, concluiu o padre Rafael.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.